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Honda CR-V voltará ao Brasil no primeiro trimestre de 2024, com propulsão híbrida

Será o maior e mais luxuoso SUV da gama da marca japonesa no país

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Atual geração é a sexta em âmbito global
Atual geração é a sexta em âmbito global Foto: Atual geração é a sexta em âmbito global

A Honda já vendeu diferentes gerações do CR-V no Brasil: a que mais fez sucesso por aqui foi a terceira linhagem global, lá por volta de 2010. A marca japonesa pretendia lançar a sexta (e atual) safra em 2023, mas o SUV ficou para o ano que vem. Só que o atraso não será tão grande assim, já que o desembarque deverá ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2024.

A posição do CR-V dentro da linha Honda já está definida: será o maior e mais sofisticado SUV da marca japonesa. E ele terá tecnologia híbrida de propulsão, semelhante à do sedan Accord. No caso, o motor a combustão é um 2.0 de aspiração natural que funciona em ciclo Atkinson, associado a dois propulsores elétricos. O resultado é uma potência combinada de 207cv, além de 34,1 kgfm de torque.

A dúvida diz respeito apenas ao sistema de transmissão, já que, na América do Norte, o Honda CR-V com esse tipo de motorização pode ter tração integral ou apenas na dianteira. Já o câmbio é conhecido c-CVT da marca japonesa. Em outros mercados, como no Europeu, há ainda uma variante híbrida do tipo plug-in, mas esse conjunto não deve chegar ao mercado brasileiro, ao menos inicialmente.

Dimensões do novo Honda CR-V

Quanto ao porte, o SUV tem 4,69m de comprimento, 1,87m de largura, 1,69m de altura e 2,7m de distância entre-eixos. Ou seja, dentro da linha Honda, o CR-V só não é maior que o Accord. E o preço, que, claro, ainda não está definido, também deve ficar próximo ao do sedan grande da marca japonesa: atualmente, ele custa nada menos que R$ 324.900.

Para justificar um valor de compra na casa dos R$ 300 mil, o novo Honda CR-V terá o pacote mais completo de equipamentos. É de se esperar sistema de som premium e central multimídia com vários recursos de conectividade, além, claro, do pacote de assistentes à condução que o fabricante chama de Sensing.