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Estratégia arriscada

Fiat cogita Pulse com motor de Argo e Mobi para enfrentar VW Tera MPI

Fabricante com sede em Betim (MG) busca contra-atacar lançamento mais recente da Volkswagen

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Fiat Pulse com camuflagem rodando em testes em Belo Horizonte (MG)
Fiat Pulse com camuflagem rodando em testes em Belo Horizonte (MG) Foto: Reprodução/Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Volkswagen Tera foi lançado no mercado brasileiro com motor 1.0 aspirado ao preço de R$ 103.990. Apesar de mais caro e mais fraco que o Fiat Pulse, um de seus principais rivais, a chegada da novidade parece ter incomodado a fabricante de Betim (MG). Além de ter esperado a VW lançar os preços para apresentar a tabela do Pulse 2026, surgem imagens de uma possível versão 1.0 aspirada do SUV compacto da Fiat em testes.

Segundo o site Autos Segredos, que flagrou uma unidade do Pulse em testes em Belo Horizonte (MG), a Fiat trabalha em uma versão com motor mais fraco que o atual 1.3 de 107/98 cv de potência e 13,7/13,2 kgfm de torque, com etanol/gasolina.

O portal afirma que o modelo camuflado apresentava arrancada extremamente lenta, e que em uma situação de aclive, a unidade registrou muita lentidão para superar o obstáculo. Essa lentidão e falta de força seriam devidos a adoção do motor 1.0 Firefly de três cilindros, que entrega 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque máximos no etanol. Na gasolina, os números caem para 71 cv e 10 kgfm de torque.

Volkswagen Tera MPI
Volkswagen Tera MPI Foto: Divulgação/Volkswagen

O modelo chegaria para enfrentar o Tera MPI, a versão de entrada, que é equipada com motor 1.0 MPI de 77 cv de potência na gasolina e 84 cv no etanol. O torque é sempre de 13,8 kgfm, independente do combustível. 

Em termos de performance, o Tera MPI acelera de zero aos 100 km/h em 13,8 segundos quando abastecido com etanol e 14,3 segundos quando abastecido com gasolina. O Pulse 1.3, por exemplo, realiza a prova em 11,7s no etanol e 12,2 s na gasolina, portanto, o modelo 1.0 aspirado seria bem mais lento.

Atualmente, o Tera MPI parte de R$ 103.990, enquanto o Pulse 1.3, levemente mais potente, já parte de R$ 98.990.

Apesar dos testes e da possibilidade da existência da versão, a chegada de um Pulse mais fraco, e provavelmente mais acessível ainda é incerta. Atualmente, esse motor equipa o Mobi e as versões de entrada do Argo, mas também é utilizado por Citroën C3 e Basalt, bem como Peugeot 208.

Fonte: Autos Segredos