x
UAI
Caminhão elétrico!

Volvo: caminhão elétrico pode rodar quase 600km após 40 minutos de carga

Segundo dados fornecidos pelo fabricante, o veículo pode carregar até 48 toneladas de carga

Publicidade
Volvo FH Aero Electric
Volvo FH Aero Electric Foto: Volvo/Divulgação

A Volvo anunciou que seu novo caminhão elétrico de longo alcance, o FH Aero Electric, poderá ser encomendado oficialmente no segundo trimestre de 2026. Mesmo antes do lançamento oficial, o modelo já teve imagens e informações técnicas divulgadas, e os interessados já podem assinar uma carta de intenção de compra.

O veículo é voltado ao transporte de longa distância, segmento que mais emite CO² no setor rodoviário e que, até agora, era considerado difícil de eletrificar. Com autonomia de até 600 km e capacidade de carregamento rápido, o novo caminhão promete operar em grandes distâncias sem comprometer a produtividade. 

Segundo a marca, a bateria poderá ser carregada de 20% a 80% em cerca de 40 minutos, graças ao novo padrão MCS (Sistema de Carregamento de Megawatts). O tempo de recarga está alinhado com as pausas obrigatórias dos motoristas na Europa, permitindo que o caminhão volte à estrada sem fazer longas paradas.

O FH Aero Electric pode rodar com até 48 toneladas e oferece uma capacidade de carga útil próxima a de caminhões a diesel, graças à configuração de eixos 6x2, que acomoda mais baterias e ajuda na distribuição de peso.

Segundo informações da marca, serão 600 km de autonomia
Segundo informações da marca, serão 600 km de autonomia Foto: Volvo/Divulgação

Desde 2019, a Volvo já entregou mais de 5 mil caminhões elétricos em 50 países, consolidando sua posição como líder global no segmento. Tendo como foco atingir a meta de emissões zero até 2040, a Volvo aposta em uma estratégia tecnológica de três partes:

  • Caminhões elétricos a bateria; 

  • Caminhões movidos a célula de combustível;

  • E também motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás e HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado).

A proposta é oferecer opções diversificadas para acelerar a descarbonização no transporte pesado, atendendo diferentes necessidades ao redor do mundo.