A Toyota, principal montadora de veículos do mundo, ficou conhecida por produzir automóveis seguros, confiáveis e de boa mecânica. A empresa japonesa, entretanto, tem ciência de que esses atributos não são suficientes para cativar uma parcela do público. Justamente por isso, o atual presidente da companhia, Koji Sato, declarou que a fabricante nunca mais fará "carros chatos".
"Um carro não é um carro se não for divertido. É por isso que nunca permitiremos que nossos carros se tornem commodities", disse o chefe da Toyota, em uma apresentação financeira dentro da empresa, no início deste mês.
No entendimento de Sato, atualizações de modelo, eficiência de combustível ligeiramente melhor e novos designs não são suficientes para agradar o cliente da Toyota. Assim, o presidente espera oferecer aos consumidores produtos com uma experiência de direção mais "emocionante".
"Os compradores de hoje não são mais clientes com pensamento lógico do lado esquerdo do cérebro, que simplesmente buscam especificações e equipamentos melhores", disse o executivo. "A Toyota não pode mais vender carros apenas com atualizações de modelo, economia de combustível ligeiramente melhor ou novos designs", continuou.
Para resumir o recado aos funcionários da Toyota, Sato finalizou seu discurso com uma frase de impacto: "carros esportivos precisam ser elegantes, mas, a menos que essa mesma paixão possa ser encontrada em outros tipos de carros, você não conseguirá alcançar os clientes", complementou.
Atualmente, a Toyota fabrica carros mais esportivos, além de off-roads robustos. Porém, os modelos que lideram as vendas globais são os sedãs Corolla e Camry, além do SUV RAV4.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!