x
UAI
Vai fechar as portas?

Marca chinesa prefere decretar falência do que ser comprada pela Toyota

Mesmo com dívidas bilionárias, Neta Auto rejeita auxílio financeiro da Toyota, e corre risco real de fechar as portas

Publicidade
Modelo L será o primeiro SUV da marca Neta no Brasil
Modelo L será o primeiro SUV da marca Neta no Brasil Foto: Neta/Divulgação

A montadora chinesa de carros elétricos Neta Auto está enfrentando uma crise financeira grave, com rumores de uma possível aquisição pela Toyota sendo desmentidos por ambas as empresas. Em vez disso, a Neta está lidando com problemas financeiros significativos, incluindo uma possível falência.

Em março de 2025, a Neta anunciou acordos de conversão de dívida em ações com 134 fornecedores principais, totalizando mais de 2 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão).

A empresa também buscou financiamento adicional, planejando levantar entre 4 e 4,5 bilhões de yuans (R$ 3,1 a 3,5 bilhões) em uma rodada de investimentos. No entanto, até o momento, esses fundos ainda não foram sido recebidos, agravando ainda mais a crise financeira da Neta.

Neta X
Neta X, é outro SUV da marca Foto: Divulgação/Neta

Apesar dos esforços, um processo de falência foi aberto contra a empresa agora (maio de 2025) por um credor, indicando que a situação financeira da Neta continua crítica. A Neta Auto, que já foi uma das grandes promessas no setor de veículos elétricos na China, agora enfrenta um futuro incerto, com a possibilidade de falência se tornando cada vez mais real.

Mesmo com todos os esforços para se manter no mercado, a situação da Neta mostra como esse setor de carros eletrificados pode ser difícil, principalmente quando a concorrência é tão grande e o investimento precisa ser constante.