A Gurgel foi uma marca de origem 100% brasileira que surgiu no ano de 1969. Fundada pelo engenheiro João de Amaral Gurgel, a marca era conhecida por produzir veículos projetados para uso em terrenos difíceis, e atender as demandas do mercado brasileiro. Em 1975, a marca lançou o primeiro modelo elétrico, o Itaipu.
Um protótipo do veículo foi apresentado no salão do automóvel do ano anterior, homenageando a Usina hidrelétrica de Itaipu, que estava sendo construída na época. A ideia para a criação do modelo veio durante a crise global do petróleo, que aumentou o valor dos combustíveis.
O Itaipu E150 era um modelo compacto, que pesava cerca de 780 kg, sendo que cerca de 320 kg eram apenas das baterias, que eram as tradicionais chumbo-ácido de 12V. As baterias ficavam dispostas por quase todo o carro, sendo três na frente, duas atrás dos bancos e cinco na traseira.
O motor elétrico tinha apenas 3,2 kW (cerca de 4,2 cv), e fazia o microcarro alcançar uma velocidade máxima de 50 km/h. A autonomia era estimada entre 60 a 80 km por carga. Na época, o Itaipu tinha preço de Fusca 1300, cerca de 22.500 cruzeiros, que em valores atuais seria, aproximadamente, R$94.200.
O modelo era voltado para o uso em centros urbanos, mas inicialmente enfrentou desafios, com problemas de infraestrutura de recarga inexistente, além do alto custo das baterias (10, para ser preciso). Apesar disso, o Itaipu E150 é considerado um marco da indústria automotiva brasileira, além de ser um símbolo nacional.
Cerca de 6 anos após o lançamento do modelo compacto, a Gurgel produziu um segundo veículo elétrico, o Itaipu E400. A picape também era elétrica e possuía cerca de 9,56 kW (13 cv), com velocidade máxima de 75 km/h e transportava até 5 pessoas. A autonomia era de até 80 km com uma carga.
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