UAI

Retomada - Mercedes prepara sua volta

Governo mineiro e marca alemã negociam proposta para reativação da fábrica em Juiz de Fora, que tem capacidade de produção de 77 mil carros por ano. Acordo sai em até três dias

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O governo mineiro aguarda, dentro de 72 horas, uma proposta oficial da direção alemã da marca Mercedes-Benz para reativação da fábrica de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que chegou a trabalhar no ano passado com quase 80% de ociosidade, ante a sua capacidade para produzir 77 mil veículos por ano. As negociações estão sendo conduzidas pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, que espera comunicar a decisão da montadora ao governador Aécio Neves neste fim de semana, para que ele anuncie uma nova etapa da planta industrial na próxima segunda-feira, em solenidade prevista no município. ?Existem pendências que estamos negociando, mas esperamos uma solução em três dias. Nós queremos geração de emprego e renda. Isso é que nos interesse nesse projeto?, disse Barroso ao Estado de Minas.

Envolvido em conversas com dirigentes da montadora há alguns meses, o secretário de Desenvolvimento prefere não adiantar quais são as condições já postas na mesa pelo governo estadual. "Nós temos uma proposta e estamos trabalhando muito com a Mercedes-Benz. Esperamos uma solução até as 10h de segunda-feira. Até lá tudo o que se disser será especulação", afirma. Inaugurada em abril de 1999 com o propósito de se tornar o centro de produção do Classe A, a fábrica de Juiz de Fora está limitada à fabricação em escala reduzida do CLC.

Foram produzidos no ano passado 17 mil veículos do modelo CLC 200 Kompressor, cupê esportivo com motor de 1.8 litros e de duas portas, destinados ao mercado europeu. A produção representou pouco mais de 20% da capacidade de produção da fábrica. Há rumores de que a companhia pretende aproveitar sua capacidade ociosa, dobrando o número de funcionários na unidade da Zona da Mata (são cerca de 1,2 mil). O novo modelo a ser produzido em Juiz de Fora sucederia a família Classe A e Classe B, para competir com o Audi A3 e o BMW Série 1. Os boatos também ganharam vulto com a informação de que a montadora conseguiu financiamento de R$ 1,2 bilhão junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tudo, no entanto, é desmentido pela assessoria de comunicação da montadora, em São Bernardo do Campo (SP).

Por enquanto, segundo a matriz brasileira, a unidade de Juiz de Fora deve manter o volume de produção do CLC Coupé em 2010. Um misto de cetismo e esperança prevalece entre os setores diretamente interessados na recuperação da planta da Mercedes-Benz, desde que surgiram os rumores de que a empresa teria uma segunda chance na cidade. As expectativas estão voltadas para o pronunciamento que o governador Aécio Neves fará segunda-feira.

"Seria a redenção de Juiz de Fora se a fábrica trabalhasse a todo vapor", pondera Francisco Campolina, presidente da regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O empresário diz que, até agora, tudo é especulação em torno do futuro da Mercedes mineira, considerada peça-chave na economia regional, embora nunca tenha atingido sua meta de produção. "A montadora é maior arrecadadora de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na região, tem o maior número de empregados (1,2 mil), é a maior exportadora da Zona da Mata", ressaltou.

Linha de produção do CLC em Juiz de Fora, no ano passado, a fábrica enviou 17 mil unidades do cupê ao mercado europeu



Campolina destaca outro motivo para a ansiedade vivida pelo setor empresarial com o desenrolar das negociações entre o governo do estado e a montadora. Os salários pagos pela Mercedes são superiores à média de remuneração na cidade. Segundo ele, o piso ultrapassa R$ 800. A expectativa é de que o governador divulgue, segunda-feira, além de um novo projeto da montadora para Juiz de Fora, um pacote de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, Geraldo Werneck, por outro lado, avalia com muita cautela as notícias de um novo projeto para a planta da Mercedes. "Só vou acreditar quando um carro estiver sendo produzido. Já são quase 15 anos nessa conversa", ressalta o sindicalista.

CRONOLOGIA DA FÁBRICA MINEIRA

DEZEMBRO DE 1996

>> Assinatura do contrato com o governo de Minas Gerais e a Prefeitura de Juiz de Fora

ABRIL DE 1997
>> Início da construção da planta

FEVEREIRO DE 1999
>> Primeiro exemplar do Classe A

ABRIL DE 1999
>> Inauguração da fábrica, com o então diretor da Mercedes em Juiz de Fora, Gotz Kirchner; o vice-presidente da República, Marco Maciel; e o governador mineiro, Itamar Franco

MAIO DE 2000
>> Início do Projeto da Classe C

2001 ATÉ 2004
>> Primeira fase de produção do Classe C, com 19.386 veículos

AGOSTO DE 2005
>> Decontinuidade da produção da Classe A

2005 ATÉ FEVEREIRO DE 2007
>> Segunda fase de produção do Classe C, com 8.808 veículos