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Fiat Strada x VW Saveiro: antiga rivalidade ainda é acirrada?

Na linha 2024, as duas picapes ganharam novas versões de topo: veja como elas se saem frente a frente

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Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas
Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas Foto: Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas

Fiat Strada e Volkswagen Saveiro protagonizam a rivalidade mais antiga do mercado brasileiro. A primeira surgiu há exatos 25 anos, em 1998, e, após sofrer várias plásticas, ganhou uma geração inteiramente nova em 2020. Já a segunda nasceu praticamente junto com o segmento de caminhonetes compactas, em 1982, e está na terceira linhagem, que data de 2009 e acaba de passar por uma atualização.

Este breve histórico já revela a tônica do comparativo, pois evidencia que as duas picapes estão em momentos opostos no mercado. Além do projeto mais novo, a Fiat Strada ainda ganhou motor 1.0 turbo, associado a um câmbio CVT, na inédita versão Ultra, para a linha 2024. Já a Volkswagen Saveiro também estreou uma nova configuração para 2024: a Extreme, que exibe só um banho de loja, pois a mecânica, com propulsor 1.6 e caixa manual, é a mesma.

Pois são justamente essas duas versões - a Ultra, no caso da Fiat Strada, e a Extreme, na gama da Volkswagen Saveiro - que se enfrentam neste comparativo. Ambas ocupam a posição de top de linha e têm carroceria de cabine dupla (com quatro portas na primeira e duas na segunda). Os preços são:

  • Preço da Fiat Strada Ultra 2024: R$132.990
  • Preço da Volkswagen Saveiro Extreme 2024: R$114.580

Com um preço de compra significativamente mais baixo, a Volkswagen Saveiro Extreme larga em vantagem. Mas será que ela conseguirá manter o ritmo e derrotar a Fiat Strada Ultra? Confira no comparativo das caminhonetes compactas!

Fiat Strada Ultra e Volkswagen Saveiro Extreme, ambas 2024, de lado, estacionadas
Versões Extreme, da Saveiro, e Ultra, da Strada, são as mais sofisticadas das respectivas gamas

Ficha técnica

FICHA TÉCNICAFiat Strada Ultra 2024Volkswagen Saveiro Extreme 2024
MOTORDianteiro, transversal, flex, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, com turbocompressor e injeção diretaDianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada
POTÊNCIA125cv (gasolina) e 130cv (etanol) a 5.750rpm106cv (gasolina) e 116cv (etanol) a 5.750rpm
TORQUE20,4kgfm (g/e) a 1.750rpm15,4kgfm (g) e 16,1kgfm (e) a 4.000rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladasTração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃODianteira: McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com molas semielípticas
Dianteira: McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais
RODAS/PNEUS6J×16 polegadas (liga leve) / 205/55 R166J×15 polegadas (liga leve) / 205/60 R15
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétricaDo tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOSA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBDA discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 55 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 650 quilosTanque, 55 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 605 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,45m; largura, 1,73m; altura, 1,58m; e distância entre-eixos, 2,74mComprimento, 4,49m; largura, 1,72m; altura, 1,56m; e distância entre-eixos, 2,75m
CAÇAMBA844 litros580 litros
PESO1.251 quilos1.135 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima: 178km/h (g) / 180km/h (e)
Aceleração até 100km/h: 9,8s (g) / 9,5s (e)
Velocidade máxima: 174km/h (g) / 178km/h (e)
Aceleração até 100km/h: 10,8s (g) / 10,2s (e)

Design: vitória da Fiat Strada

Visual é um item subjetivo, mas, ao menos na redação VRUM, houve um consenso de que a Fiat Strada 2024 tem linhas mais harmoniosas. O design não chega a ser arrebatador, mas, como um todo, é bem resolvido. Vale lembrar que a versão Ultra tem alguns elementos exclusivos, que agradaram, como a grade e o para-choque, que exibe porção central preta e nichos pronunciados para os faróis de neblina.

Por sua vez, a Saveiro paga o preço de estar na terceira reestilização de um projeto de 2009: é que, no facelift para 2024, a Volkswagen tentou dar um aspecto mais robusto à picape, a partir da adoção de um capô com vincos pronunciados, grade mais alta e para-choque recortado. Porém, essa solução não "conversa" com as laterais e a traseira, resultando em desequilíbrio. Aspecto que se destaca negativamente é o adesivo na tampa da caçamba, unindo as lanternas, simulando apliques plásticos que estão na moda: uma solução barata.

Equipamentos: vitória da Fiat Strada

Outro item no qual a Fiat Strada Ultra deixa a Volkswagen Saveiro Extreme para trás é na oferta de equipamentos. Contudo, as duas ficam devendo alguns itens, como airbags do tipo cortina e alertas de ponto cego e de frenagem. Veja a lista completa:

Fiat Strada Ultra 2024Volkswagen Saveiro Extreme 2024
4 airbags (frontais e laterais)2 airbags (frontais)
Rodas em liga de 16?Rodas em liga de 15?
Caçamba com protetor, capota marítima e iluminaçãoCaçamba com protetor, capota marítima e iluminação
Câmera e sensores de réCâmera e sensores de ré
Direção elétricaDireção hidráulica
Controles de estabilidade e traçãoControles de estabilidade e tração
Multimídia 7? com espelhamento e carregamento sem fioMultimídia 7? com espelhamento por fio
Ar-condicionado digitalAr-condicionado analógico
Vidros elétricos em todas as portasVidros elétricos em todas as portas
Retrovisores elétricosRetrovisores elétricos
Assistente de partida em rampaAssistente de partida em rampa
Banco do motorista com regulagem em alturaBanco do motorista com regulagem em altura
Volante com regulagem em altura Volante com regulagem em altura e distância
Faróis full-LED com DLRs e auxiliares de neblinaFaróis halógenos com DLRs e auxiliares de neblina

Caçamba e capacidade de carga: vitória da Fiat Strada

Na caçamba, a Fiat Strada tem um volume de 844 litros, ante 580 litros da picape rival. À primeira vista, essa diferença parece ser arrebatadora, mas, na prática, percebe-se que ela se deve unicamente à altura do compartimento de carga, item que só traz vantagem para transportar volumes fracionados, como sacos. As medidas horizontais e transversais das caçambas, que são mais importantes, equivalem-se.

Porém, a Volkswagen Saveiro volta a ficar para trás em um item primordial: a capacidade de carga. Ela transporta até 605 kg, enquanto a concorrente leva 650 kg. Trata-se de uma diferença pequena, é verdade, mas suficiente para sacramentar a vencedora neste quesito. No mais, em ambas as caminhonetes, as caçambas têm capota marítima, protetor, iluminação e tampa com mola para facilitar o fechamento.

Acabamento: empate

O aspecto de maior modernidade do projeto da Fiat Strada repete-se por dentro: nela, o habitáculo é mais vistoso. Porém, o fato é que, em relação ao padrão de acabamento propriamente dito, a Volkswagen Saveiro está no mesmo patamar. As duas abusam dos plásticos duros, tanto no painel quanto nas forrações das portas, onde há, ao menos, apoios de braço estofados. Os bancos são em courvin, material que imita couro.

Acessibilidade e espaço interno: vitória da Fiat Strada

Em relação ao espaço útil, as duas caminhonetes compactas estão em pé de igualdade. Ou seja, nenhuma delas é ampla. Muito pelo contrário: o grande problema está no assento traseiro, onde até adultos de estatura mediana esbarram a cabeça no teto e os joelhos nos bancos dianteiros, mesmo quando eles não estão totalmente recuados. Em ambas, também faltam mais nichos para pequenos objetos no console central.

Entretanto, a Fiat Strada leva uma vantagem óbvia no acesso, já que tem carroceria de quatro portas. Por sua vez, a Volkswagen Saveiro, o último automóvel nacional para cinco ocupantes com apenas duas portas, exige contorcionismo para entrar e sair: como se não bastasse, os assentos dianteiros sequer deslizam quando rebatidos. Para completar, a carroceria com menor área envidraçada causa sensação de confinamento para os passageiros do banco traseiro.

Ergonomia: vitória da Fiat Strada

Neste quesito, a Fiat Strada constrói uma vitória apoiada nos detalhes. Nela, os bancos dianteiros apoiam melhor tanto as coxas quanto a coluna dos ocupantes. Além do mais, a tela da central multimídia fica em posição mais elevada, o que facilita o uso. Cabe destacar ainda o comando dos retrovisores elétricos, localizado em posição mais acessível. O painel traz um conta-giros pequeno, mas é mais completo: uma janela digital mostra um voltímetro e até a pressão do turbo.

A Volkswagen Saveiro leva vantagem por oferecer duplo ajuste do volante, enquanto, na caminhonete mais moderna, incoerentemente, a coluna de direção não se movimenta em distância. Porém, nem por isso a posição ao dirigir é melhor, devido à ineficiente regulagem em altura do banco do motorista, que, na prática, só faz o assento "gangorrar".

Desempenho: vitória da Fiat Strada

Equipada com um motor 1.0 turbo mais potente, a Fiat Strada entrega, na prática, desempenho bem superior ao da Volkswagen Saveiro. As respostas são sempre mais ágeis, principalmente devido ao torque, que além de ser maior, está integralmente disponível a partir de apenas 1.750rpm.

Verdade seja dita, a Volkswagen Saveiro não deixa a desejar quanto à performance: o motor 1.6 está bem dimensionado e move a picape com agilidade. Porém, o fato é que a caminhonete produzida em Betim (MG) acelera e retoma velocidade com muito mais facilidade que a rival feita em São Bernardo do Campo (SP).

Consumo: vitória da Fiat Strada

Além de andar mais, a Fiat Strada com motor turbo também bebe menos que a Volkswagen Saveiro. Confira os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro:

Consumo (PBEV)Fiat Strada Ultra 2024Volkswagen Saveiro Extreme 2024
Etanol cidade8,3km/l 7,8km/l
Etanol estrada9,4km/l 8,9km/l
Gasolina cidade12,1km/l 11,3km/l
Gasolina estrada13,2km/l 12,6km/l

Dirigibilidade: empate

As caminhonetes compactas têm particularidades no que diz respeito à dirigibilidade. Nesse ponto, vai mais das preferências do comprador e do tipo de uso que ele pretende fazer. Em vias irregulares e em estradas de terra, a Fiat Strada demonstra um comportamento mais apropriado. Ela transpõe valetas, lombadas e outros obstáculos com maior facilidade.

Cabe destacar a suspensão traseira com molas semielípticas é, teoricamente, mais parruda, mas não absorve tão bem as imperfeições do solo. Além do mais, ela é a única com câmbio automático, que vem, compulsoriamente, associado ao motor turbo. O sistema atua com suavidade, tem tecla Sport, que faz o motor trabalhar em rotações mais altas, e até shift-paddles para trocas sequenciais.

Em vias asfaltadas, a Saveiro exibe boa dirigibilidade. No entanto, a suspensão com molas helicoidais, mais semelhante à de um carro de passeio, não demonstra superioridade em conforto. A picape da Volkswagen leva ligeira vantagem quanto à estabilidade em curvas, embora a Fiat Strada, com motorização turbo, exija mais. Supremacia inquestionável é o sistema de freios com discos na traseira, muito bem-vindos em um veículo com mais de 600kg de capacidade de carga.

Em todas as versões da Volkswagen Saveiro, até na top de linha, o câmbio é manual de cinco marchas (na rival, esse tipo de caixa pode equipar as versões 1.3). Trata-se de um tipo de transmissão que o mercado vem rejeitando nos últimos anos, mas o caso é que, na Extreme, ele tem ótimos engates e está bem escalonado. A bola fora é a direção hidráulica, enquanto a Fiat Strada vem com assistência elétrica, mais eficiente.

Conclusão: Fiat Strada vence, com folga, a Volkswagen Saveiro

Tudo posto, deu a lógica: com projeto mais atual e mecânica eficiente, a Fiat Strada Ultra 2024 fez valer o preço mais alto e obteve uma vitória fácil. A Volkswagen Saveiro Extreme até consegue levar vantagem em um ou outro aspecto, mas precisa de uma geração inteiramente nova para se igualar à concorrência, ao menos nas versões mais caras. Do jeito que está, só é competitiva na configuração de entrada Robust, voltada ao trabalho. (Por Alexandre Carneiro e Pedro Cerqueira)