UAI

Cor branca ainda é tendência entre carros mais vendidos

Tonalidade foi apontada como a preferida de 29% de motoristas no mundo e 37% no Brasil. Apesar do branco ser até 5% mais valorizado na revenda, o azul vem ganhando espaço

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Cor branca é a opção de 29% dos motoristas ao redor mundo

 

Qual foi a cor da roupa que você usou na virada do ano-novo? Provavelmente algum modelo de cor branca. Existe todo um significado e simbologia que cercam essa tonalidade. Superstição ou não, a cor eleita como mais protetora, contribui com a paz e o conforto, alivia a sensação de tristeza, ajuda a limpar e aclarar as emoções e pensamentos. Essas são algumas das “explicações” que ajudam a entender um pouco essa preferência. Mas será que existe alguma ligação para quem opta em comprar um carro na cor branca?

Difícil chegar uma conclusão exata. Mas o fato é que o branco caiu no gosto do consumidor. Carro branco só para taxista ou frotista? Nem pensar! Um estudo global revelado recentemente pela Axalta Coating Systems, uma das maiores fornecedoras mundiais de tintas automotivas, revelou que a cor é a opção de 29% dos motoristas ao redor mundo, na liderança pelo quarto ano consecutivo. Na sequência dos favoritos vem o preto (19%), prata (14%), cinza (12%), vermelho (9%), azul (6%), dourado (5%), amarelo (3%), verde (1%) e outros (2%).

Este mesmo estudo mostrou também que na América do Sul, ou seja, um pouco mais próximo da nossa realidade, o branco é tendência, subindo para 37% entre os motoristas. O top 5 é completado com o prata (23%), preto (12%), vermelho (11%) e o dourado (5%).

 

Já na América do Sul, preferência pelo branco sobe para 37%

 

 

Existe benefícios?
Se antes citamos que é difícil achar explicações para a simbologia da cor branca, podemos agora citar alguns “benefícios” extras que essa tonalidade pode trazer. Assim como acontece nas roupas, onde as cores mais claras não deixam os raios ultra violeta penetrarem, com carros não é diferente. A cor branca reflete 80% da luz solar visível, já a preta é apenas 5%. Ou seja, carro preto é mais quente que o branco.

 

Já uma pesquisa de um site britânico descobriu que carros brancos normalmente mantêm cerca de 5% a mais no seu preço de mercado que um carro usado qualquer na hora de revender. Na contramão, ou seja, que mais se desvaloriza, estão as cores verdes e castanho-avermelhados (tijolo).

Outras tendências
Entre as cores que mais caíram no gosto dos consumidores (e das montadoras) este ano está o azul. E o crescimento veio comprovado em números. Em 2012 essa tonalidade representava 2% da preferência, pulando para 5% em 2013. Em 2014 Renault, Honda e Nissan são algumas das montadoras que apostaram forte nesta cor.

 

A cor branca reflete 80% da luz solar visível, já a preta é apenas 5%