Não é uma regra, mas os primeiros jipes tiveram origem militar, sendo posteriormente destinados ao uso civil. Nessa "vida" de utilitário, surge a necessidade de incluir uma caçamba no veículo. Com essa demanda, vários desses modelos tiveram variantes caminhonetes inesquecíveis, para o bem ou para o mal. Divirta-se com nossa lista.
- 1 Troller Pantanal
A Troller fabricou uma versão caminhonete do seu jipe fabricado em Horizonte (CE), chamada Pantanal. A carroceria de fibra de vidro sobre chassi fez sua primeira aparição no Salão do Automóvel de 2004. Mas, o modelo começou a ser vendido apenas em 2006. A carroceria estava longe de ser bonita. O motor usado foi um 3.0 turdodiesel da MWM, de quatro cilindros, com 163cv de potencia e 40kgfm de torque.
No interior, a cabine simples podia levar três ocupantes. Mas, também em 2006, foi quando a Ford adquiriu a Troller e logo interrompeu a fabricação da picape Pantanal. Ao todo, foram vendidas apenas 77 unidades da caminhonete derivada do Troller T4. Em 2008 um recall do modelo, sobre uma trinca no chassi, fez com que a Ford comprasse quase todas as picapes fabricadas e destruí-las. As que sobreviveram são raridade!
Caminhonetes derivadas de jipes na Inglaterra e na Alemanha
- 2 Land Rover Defender
O Defender, que é uma sequência do Land Rover Series, jipe de 1948, também tinha à disposição uma variante caminhonete. Aliás, o próprio Land Rover Series, em suas diferentes gerações, também teve sua variante picape. Porém, hoje, o Defender é mais conhecido.
A caminhonete Defender existiu nas carrocerias 90 (curta), 110 (longa) e 130 (extra-longa), mas só no fim dos anos 1990 que a variante ganhou cabine dupla de fábrica. O modelo saiu de linha em 2016 A geração atual, lançada em 2020, ainda não tem carroceria picape, mas existe um aceno para seu lançamento.
- 3 Mercedes-Benz Classe G
O Mercedes-Benz Classe G (de Geländewagen, algo como "veículo para caminhos dificeis", em alemão) nasceu em 1979 como um jipe fabricado na Áustria. Apesar de ser usado por exércitos de vários países, o foi concebido também para o uso civil. Havia opções de carroceria curta ou longa.
Com o tempo, o modelo foi ficando cada vez mais sofisticado, se debandando para o lado dos SUVs. A variante caminhonete do Classe G é rara, pois sua fabricação era direcionada para uso militar ou para trabalho em locais de difícil acesso. No entanto, modelos de segunda mão têm sido arrematados por admiradores civis.
As duas que seguem são velhas conhecidas dos brasileiros
- 4 Pick-up Jeep
O Jeep Willys nasceu na guerra, mas, depois, sua versão civil se mostrou um sucesso. No Brasil, o jipindo deu origem a uma perua (ou SUV), a Rural, e uma caminhonete, a Pick-up Jeep (rebatizada de F-75 depois da aquisição da Willys pela Ford).
A caminhonete foi lançada em 1961, com versões 4x2 e 4x4, e carregava até 750 quilos. O modelo foi produzido até 1983. Na linha atual da Jeep, se o Wrangler é a evolução natural do Jeepe Willys, a Gladiator seria a Pick-up Jeep atual.
- 5 Toyota Bandeirante Pick-up
O Toyota Bandeirante é a versão brasileira do Land Cruiser, jipe derivado do modelo BJ, projetado em 1951 para a Guerra da Coreia. A filial brasileira da Toyota foi instalada em 1958, inicialmente com a montagem do modelo em CKD, seguido pela fabricação.
A caminhonete é uma das variantes do Toyota Bandeirante, além do jipe com capota de aço e a perua com entre-eixos maior. Em 1983 a picape também ganhou chassi alongado, além da opção da carroceria de cabine dupla ou simples (que levava três ocupantes). A carroceria de quatro portas na cabine dupla chegou apenas em 1999. Mas, já não havia tempo para muita coisa, e o modelo deixou de ser fabricado em 2001.
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