Uma trava de roda costuma ser utilizada para imobilizar veículos por segurança ou por ter infringido alguma lei de trânsito. Para o BYD Fang Cheng Bao 8 (também vendido como Denza B8 em alguns mercados) isso não é um problema, já que o modelo foi flagrado na China rodando após suspender a roda bloqueada.
Normalmente, a trava de roda cria uma barreira física que não permite que uma das rodas do veículo se movimente. Porém, o SUV usa o sistema de suspensão hidráulica DiSus-P, que permite que uma das rodas fique no ar e o SUV se mova com apenas três rodas em contato com o chão.
O sistema não é exclusividade apenas da BYD e outras fabricantes chinesas já usam suspensões hidráulicas ativas. A ideia é permitir mais versatilidade em trajetos off-road e rodar mesmo com um pneu furado, por exemplo, mas o uso real mostra que as capacidade vão além.
Segundo a BYD, a suspensão DiSus-P consegue ser ajustada em até 200 mm de altura e no caso da elevação de roda, pode chegar a 300 mm (30 cm). Com uma das rodas no ar, o desempenho fica limitado a apenas 15 km/h de acordo com a fabricante chinesa.
Problemas legais
Não é possível afirmar se a trava de roda instalada no modelo era por questões de leis de trânsito ou por segurança, como acontece com algumas picapes e SUVs de luxo no mercado brasileiro.
Porém, a tecnologia levanta questões de segurança e legalidade. O modelo se move em baixa velocidade, mas em uma rua com tráfego e carros estacionados ao redor, o que pode apresentar risco.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!