Os taxistas motoristas de aplicativo, como Uber e 99, terão mais facilidades para comprar veículos 0 km. Nesta terça-feira (12), o governo federal afirmou que lançar um programa de financiamento exclusivo para esses trabalhadores.
Segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL-SP), o objetivo da iniciativa é reduzir a dependência de veículos de carros alugados, que consomem uma parcela importante da renda dos motoristas.
"Um dos grandes problemas do motorista de aplicativo, de Uber, é que às vezes o carro não é dele. Muitos alugam carro em locadora e passam metade do dia de trabalho só para pagar a diária do carro”, justificou Boulos, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
O governo federal deve divulgar mais detalhes sobre a data de início e os limites do financiamento nas próximas semanas. Segundo o ministro, a linha de crédito vai permitir com que "os motoristas trabalhem metade do dia para pagar o carro."
A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vale lembrar, tentou regulamentar a atividade dos motoristas de app via Lei do Aplicativo. Porém, depois do texto sofrer críticas e ser alterado na Câmara dos Deputados, o governo recuou.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!