x
UAI
Chega ainda este ano!

Novo Argo ou Grande Panda? Registro de compacto no Inpi antecipa lançamento

Registro de patente pode ter antecipado desenho final do próximo lançamento da Fiat no Brasil

Publicidade
Regristros mostram modelo idêntico ao europeu
Regristros mostram modelo idêntico ao europeu Foto: Reprodução/INPI

É questão de tempo até a Fiat lançar mais um modelo compacto no mercado nacional. O novo projeto fará sua estreia ainda este ano e até então era tratado como “inspirado” no Grande Panda italiano. Nesta semana, a empresa registrou no INPI patentes do seu novo modelo, que aparentemente são exatamente iguais ao modelo europeu.

As imagens confirmam a semelhança entre os dois modelos em todos os sentidos e as alterações são apenas pontos óbvios como a ausência do nome ‘Panda’ estampado na lataria das portas e o Fiat estampado no porta-malas.

Principal alteração está somente em detalhe estético nas portas
Principal alteração está somente em detalhe estético nas portas Foto: Reprodução/INPI

No mais, o veículo registrado é exatamente o europeu, até mesmo as rodas são idênticas. Há a possibilidade, porém, de que o carro registrado seja o Panda e não o Argo, afinal, a Stellantis precisa dos registros intelectuais sobre essas linhas no Brasil.

Fiat Grande Panda amarelo visto pela lateral esquerda e traseira. Veículo trafega em pista asfaltada. Ao fundo é possível enxergar arbustos e planta de folhagem vermelha. Céu coberto por nuvens e montanha coberta por vegetação está em último plano.
Hatchback tem design inspirado em Panda dos anos 1980 Foto: Fiat / Divulgação

Interior simplificado

Interior do Fiat Grande Panda em preto com detalhes amadeirados no compartimento do passageiro. Prédio com fachada ondulada em branco e janelas escuras é visto pelo para-brisas e janelas laterais
Interior do Fiat Grande Panda é linear e intuitiva, além de trazer referências do passado da marca Foto: Fiat / Divulgação

Na Itália, o Grande Panda pode ser adquirido com material de fibra de bambu. Para o Brasil a tendência é que essa opção não seja oferecida e o interior seja mais simples em relação ao europeu.

Além disso, o interior do Grande Panda conta com um detalhe oval no painel, que faz referência à antiga pista de testes usada pela Fiat no topo da fábrica em Lingotto. Naturalmente, essa referência faz sentido para os italianos, mas para os brasileiros, nem tanto.

A tendência é algo mais próximo ao visto no Citroën C3, que compartilha a mesma plataforma com o lançamento da Fiat.

Motorização conhecida

Debaixo do capô, o Novo Argo não representará nenhuma revolução. Inicialmente, o modelo será vendido com os motores 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque máximo e transmissão manual de cinco marchas, bem como o propulsor 1.0 Turbo (T200) de até 130 cv e 20,4 kgfm com sistema híbrido-leve de 12 volts, acoplado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas.