x
UAI
Ousadia!

Ford negocia produção de carros chineses nos EUA com governo Trump

Fabricante norte-americana estuda parceria com chinesas na Europa e quer levar chinesas para os EUA

Publicidade
Ford
Ford Foto: Divulgação

A Ford está muito ativa nos bastidores do mundo automotivo. Enquanto promete voltar a produzir carros acessíveis nos Estados Unidos, a marca negocia parceria com a Geely na Europa e agora quer produzir modelos chineses no seu país de origem.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, Jim Farley, CEO da Ford, discutiu a ideia com membros do gabinete do presidente Donald Trump durante o Salão de Detroit.

A proposta de Farley é criar joint-ventures entre empresas estadunidenses e chinesas, onde as americanas teriam porcentagem maior de ações, o que significaria controle de decisões, e lucros e tecnologias seriam divididos entre as partes.

Geely pode ser primeira beneficiada

O Grupo Geely declarou que pretende produzir carros de suas marcas chinesas nos Estados Unidos nos próximos anos e poderia ser a primeira a se beneficiar da nova política. Vale ressaltar que a Volvo, que pertence à Geely, já produz carros nos EUA.

Além disso, é justamente a Geely que busca se aproximar da Ford para aproveitar as fábricas ociosas da empresa na Alemanha.

Esse movimento pode ser uma resposta dos EUA ao Canadá, que anunciou um acordo comercial com as fabricantes automotivas da China para permitir a entrada de 49 mil veículos elétricos no país com uma taxa de importação reduzida (6,1%) e estuda a criação de joint-ventures para a produção local.

• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!