A estratégia de rápida expansão global da BYD parece estar dando certo. A fabricante chinesa ultrapassou a tradicional Ford em vendas totais de veículos somando todos os mercados do mundo. Segundo a Bloomberg, os norte-americanos foram superados por 200 mil unidades.
A líder de vendas no mundo segue sendo a Toyota com 11,3 milhões de unidades vendidas, um novo recorde, inclusive. Na sequência, beirando os 9 milhões de carros vendidos, está o grupo Volkswagen e a Hyundai encerra o pódio com 7,2 milhões.
A General Motors vendeu 6,2 milhões de unidades e superou a Stellantis com 5.5 milhões de veículos vendidos. O sexto posto é justamente da chinesa BYD com 4,6 milhões de carros entregues, com a Ford e seus 4,4 milhões aparecendo na sequência.
Vale ressaltar que, diferente das demais fabricantes ocidentais, a BYD aposta somente em veículos híbridos plug-in ou 100% elétricos.
Exportações são importantes para BYD
Enquanto o mercado chinês prefere cada vez mais os carros locais e a competição é maior, a chave para o crescimento da BYD está nos mercados fora do país de origem. Cerca de 25% das vendas totais da empresa chinesa aconteceram em mercados recentes para a marca chinesa, como América do Sul, Europa e Ásia.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!