A Volvo anunciou, nesta quarta-feira (11), que vai investir R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028. Trata-se do maior aporte da montadora sueca no país desde o começo de sua produção no país, em Curitiba, no Paraná, em 1979.
De maneira geral, o investimento da Volvo será feito na planta paranaense, na expansão da rede de concessionárias e na oferta de novos serviços para caminhões, ônibus, equipamentos de construção. Além disso, haverá recursos para o desenvolvimento de novos produtos.
A decisão da Volvo, por outro lado, acontece em um momento desfavorável. Para 2026, a expectativa é de retração de 5% a 10% no mercado de caminhões pesados e semipesados. Presidente da marca na América Latina, Wilson Lirmann explicou a situação.
"Os juros altos encarecem o crédito e desestimulam as compras e a renovação das frotas. É um fator crucial que está freando o crescimento das empresas de transporte, inclusive reduzindo a sua competitividade", comentou.
Mesmo assim, a Volvo liderou o mercado de caminhões pesados no Brasil em 2025. Segundo dados da Fenabrave, foram 20.053 unidades emplacadas no ano passado, o que dá cerca de 23% de representativa da marca para o segmento.
Justamente por isso, Lirmann afirma que o investimento da Volvo num momento difícil deve-se ao planejamento a longo prazo da empresa. "Independente da situação atual, o Brasil é um mercado estratégico", completou.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!