x
UAI
PARCERIA

Jaguar pode passar a construir carros chineses; entenda

Aliança com a Chery pode ajudar marca britânica durante transição

Publicidade
Novo logo da Jaguar
Novo logo da Jaguar Foto: Divulgação/Jaguar

A Jaguar parou de fabricar carros movidos a combustão em dezembro do ano passado. Ainda em 2026, a marca focará nos veículos de luxo 100% elétricos, produzindo uma quantidade bem menor do que a habitual.

Para aproveitar melhor sua planta, a Jaguar pode produzir carros da chinesa Chery no Reino Unido. Segundo o jornal "Financial Times", as conversas entre as marcas já estão acontecendo e contam com apoio do governo britânico. 

Caoa Chery Tiggo 5x rodando em estrada
Caoa Chery Tiggo 5x rodando em estrada Foto: orge Lopes/EM/D.A Press

A publicação diz que Jaguar e Chery estão mantendo "conversas exploratórias" durante a visita do primeiro-ministro Keir Starmer a Pequim. No entanto, a "Auto Express" relata que as duas empresas estão "prestes a fechar um acordo".

A parceria, vale lembrar, não seria inédita. Em 2012, Jaguar e Chery formaram uma joint venture, com mais de 75 mil veículos produzidos no Reino Unido. Na época, até uma fábrica de motores foi montada em território britânico. 

Logotipo da Omoda &Jaecoo, marca chinesa do Grupo Chery
Logotipo da Omoda &Jaecoo, marca chinesa do Grupo Chery Foto: Divulgação/Omoda &Jaecoo

O Grupo Chery tem forte atuação no país europeu. Em 2025, por exemplo, a montadora superou diversas marcas concorrentes, como Citroën, Cupra, Dacia, Fiat, Honda, Jeep, Mazda, Mini, Renault, Seat, Tesla e Volvo. Uma possível aliança entre Jaguar e Chery, assim, seria benéfico para ambas as partes.