A Chery deseja revolucionar o mercado de veículos elétricos ainda neste ano. Recentemente, a montadora chinesa afirmou que pretende, enfim, equipar um de seus carros com a famosa bateria de estado sólido. O objetivo da empresa é entregar ao mercado global um modelo com até 1.500 km de autonomia, um novo recorde mundial.
O veículo escolhido é o Liefeng, da marca Exeed, divisão de luxo da Chery na China. A bateria sólida, segundo a fabricante, será capaz de operar em até 600 Wh/kg, bem acima dos 250 Wh/kg das baterias de íon de lítio utilizadas no mercado automotivo. A ideia é que a novidade seja testada em alguns carros neste ano, sendo produzida em larga escala apenas em 2027.
No caso do Liefeng, a Chery promete uma arquitetura elétrica de 800 volts, com motor elétrico capaz de girar a 30.000 rpm. Desta forma, o modelo de luxo terá uma impressionante aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Já a velocidade máxima estimada pela montadora chinesa é de 260 km/h.
Apesar da alta expectativa da Chery, existe um certo ceticismo da China quanto a viabilidade da bateria sólida ser usada em larga escala nos próximos anos. Isto porque o kWh tende a ser substancialmente mais alto do que o das baterias de íons de lítio atuais, diminuindo a procura dos interessados em carros elétricos.
De qualquer forma, a Chery já garantiu que irá coletar dados reais de desempenho, verificar os níveis de degradação e de confiabilidade da bateria de estado sólido em 2026. Seu objetivo é dar um passo importante na eletrificação e deixar as concorrentes para trás.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!