x
UAI
HISTÓRICO

Vendas de elétricos superam carros a gasolina na Europa pela 1ª vez

Em dezembro, os registros de veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos elétricos aumentaram 51%, 36,7% e 5,8%, respectivamente

Publicidade
BYD Seal 06 Wagon
BYD Seal 06 Wagon Foto: Divulgação/BYD

Em dezembro de 2025, pela primeira vez na história, as vendas de carros 100% elétricos superaram a de modelos movidos a gasolina na União Europeia (UE). A informação foi confirmada pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em francês) nesta terça-feira (27).

Mesmo considerando países europeus que não fazem parte da UE, como Reino Unido e Noruega, o mercado de veículos totalmente elétricos superou os tradicionais automóveis a gasolina. No geral, o Velho Continente colecionou o sexto mês consecutivo no emplacamento de carros 0 km. 

Em dezembro, os registros de carros elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos elétricos aumentaram 51%, 36,7% e 5,8%, respectivamente, representando coletivamente 67% dos registros do bloco. 

Volvo EX60 é o elétrico com maior alcance já fabricado pela marca
Volvo EX60 é o elétrico com maior alcance já fabricado pela marca Foto: Divulgação

Segundo o relatório, a chegada de novos carros de marcas chinesas, como os produzidos por BYD, Geely e Changan, impactou no fenômeno observado em dezembro. Além disso, Volkswagen e outras tradicionais montadoras também lançaram veículos elétricos recentemente. 

O marco ocorre no mesmo mês em que a UE apresentou um plano para abandonar a proibição efetiva de carros com motor de combustão interna a partir de 2035. O movimento cede à pressão das fabricantes tradicionais, que enfrentam a concorrência de rivais chineses, tarifas de importação dos EUA e dificuldades para vender veículos elétricos com lucro.

Macan GTS elétrico
Macan GTS elétrico Foto: Divulgação/Porsche

Apesar disso, especialistas acreditam que o setor de carros elétricos continuará em expansão na Europa. "Estamos vendo uma boa aceitação por parte dos consumidores. Estamos confiantes de que as vendas em toda a Europa continuarão a crescer em 2026", disse o secretário-geral da E-Mobility Europe, Chris Heron, em entrevista à Reuters.