x
UAI

Buscas por carros eletrificados crescem 43% em Minas Gerais

Mineiros procuram mais por modelos híbridos, mas elétricos também tiveram crescimento expressivo

Publicidade
Fiat Fastback Audace Hybrid é o carro eletrificado mais vendido em MG
Fiat Fastback Audace Hybrid é o carro eletrificado mais vendido em MG Foto: Divulgação

O interesse por carros eletrificados e totalmente elétricos é cada vez maior no Brasil, a prova disso é que as vendas crescem a cada ano. Segundo a Webmotors Autoinsights, a procura por carros com propulsão eletrificada cresceu 43,4% somente em Minas Gerais.

De acordo com a plataforma, os modelos híbridos foram os que apresentaram o maior crescimento, porém, os elétricos não ficaram para trás e tiveram um crescimento de 42,1% em relação aos números de 2024.

A preferência dos mineiros está claramente nos modelos híbridos, já que do volume de busca entre os eletrificados em 2025, 76% foi direcionado a este tipo de veículo, enquanto os elétricos foram alvo de 24% dos usuários.

A principal procura foi por modelos usados, que tiveram um crescimento de 48,8% nas buscas, mas entre os zero km, a procura também foi maior em 30%.

Belo Horizonte se destaca

A Webmotors não divulgou quais foram os modelos mais procurados pelos mineiros. Porém, dados da ABVE Data (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), ajudam a entender o mercado em Minas Gerais, que foi o segundo estado que mais emplacou veículos híbridos e elétricos, com 28.456 registros.

Desse total, quase 70% (19.718) dos modelos híbridos e elétricos emplacados no estado estão na capital Belo Horizonte. Uberlândia e Juiz de Fora são as outras cidades a registrar mais de 1000 emplacamentos de carros eletrificados em 2025.

Fiat é a mais vendida

Ainda de acordo com informações da ABVE, os modelos mais vendidos foram os Fiat Fastback (8.364) e Pulse (3.729) , que são classificados como híbridos-leves e contam com isenção de IPVA no estado por serem fabricados em Betim. Após a dupla da Fiat, o mais vendido foi o BYD Song Pro, com 1.642 unidades vendidas.

Entre os elétricos, o BYD Dolphin Mini foi o mais vendido, com 2.216 unidades emplacadas, seguido por Dolphin (1.240) e Yuan (284), dois modelos também produzidos pela chinesa BYD.