x
UAI
em alta

Vendas de carros elétricos disparam em dezembro no Brasil

Recorde mensal impulsiona avanço dos elétricos na frota brasileira

Publicidade
Chevrolet Spark EUV
Chevrolet Spark EUV Foto: Divulgação/Chevrolet

Depois de um ano de crescimento consistente, o mercado brasileiro de carros elétricos teve em dezembro de 2025 o seu momento mais forte até agora. Segundo dados da Bright Consulting os modelos 100% elétricos alcançaram 12.225 emplacamentos no último mês do ano, o maior volume mensal já registrado no país.

O resultado representou uma alta expressiva em relação a novembro e ajudou a consolidar 2025 como um ano de virada para a eletromobilidade no Brasil. O desempenho de dezembro fez uma trajetória de crescimento que se manteve ao longo de todo o ano, mesmo em um cenário ainda desafiador para veículos eletrificados.

Geely EX5
Geely EX5 Foto: Divulgação/Rodolfo Buhrer

No acumulado de 2025, os veículos eletrificados, que incluem elétricos puros, híbridos plug-in e híbridos convencionais, somaram 226.541 unidades vendidas. Com isso, a participação desses modelos no mercado brasileiro subiu de 6,5% em 2024 para 8,9%, sinalizando uma mudança relevante no perfil de consumo do brasileiro.

Dentro desse universo, os elétricos puros ganharam protagonismo. Em dezembro, eles responderam por cerca de 37% das vendas de eletrificados, um índice que mostra como o consumidor começa a enxergar os BEVs não apenas como alternativa de nicho, mas como opção real de compra, impulsionada por maior oferta de modelos, preços mais competitivos e presença crescente de marcas estrangeiras.

Fabricantes com forte atuação em elétricos, especialmente marcas chinesas, tiveram papel decisivo nesse avanço, ampliando participação e pressionando o mercado tradicional a acelerar seus planos de eletrificação.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!