Se carros autônomos forem de fato o futuro, eles não estarão disponíveis em todos os momentos. No último fim de semana, durante um apagão na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, os táxis autônomos da Waymo causaram congestionamentos por conta dos semáforos apagados.
Nas redes sociais, diversos usuários filmaram diversos carros parados em cruzamentos, causando congestionamentos pela cidade. Segundo um passageiro entrevistado pela Bloomberg, os veículos simplesmente pararam e acionaram as luzes de alerta.
“O problema é que, no começo, [do apagão] muitas pessoas atravessavam a rua, pois não havia luzes de semáforo. Acredito que o Waymo não sabia o que fazer”, declarou o entrevistado.
No domingo, a empresa afiliada da Google suspendeu temporariamente o serviço de transporte com carros elétricos.
How could Waymo have neglected to program its vehicles for what to do when a stop light isn’t working??pic.twitter.com/HkPPw26Sz3
— Laura Powell (@LauraPowellEsq) December 21, 2025
Ao jornal The New York Times, a Waymo afirmou que os carros são programados para passar por cruzamentos e atravessar semáforos apagados, “mas por conta da escala do problema, os veículos precisaram de mais tempo para analisar a situação e entender qual seria a próxima ação necessária”, declarou a empresa.
Oportunidade para rivais
Elon Musk, que trabalha no sistema autônomo ‘robotaxi’ para a Tesla, e tende a ser um dos principais rivais da Waymo, aproveitou a situação para divulgar seu produto. Ainda em testes de desenvolvimento, o empresário divulgou na rede social 'X' um vídeo onde os modelos da Tesla funcionam, mesmo sem energia elétrica nos semáforos.
Porém, a grande questão com o sistema da Tesla, que ainda está em desenvolvimento, é que os carros precisam de supervisão humana enquanto trafegam pela cidade.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!