A Nissan anunciou, nesta terça-feira (7), que vai iniciar os testes de seu táxi autônomo em Yokohama, no Japão. O projeto-piloto contará com cinco veículos de Nível 2 de condução autônoma, com um motorista de segurança a bordo. Os modelos baseados na minivan Serena circularão pelas áreas urbanas entre 27 de novembro e 30 de janeiro de 2026.
Neste período, a Nissan vai identificar desafios operacionais em um centro de controle de monitoramento remoto, instalado no distrito próximo de Minato Mirai. A expectativa é que os serviços iniciais, com táxis totalmente autônomos, sem a necessidade de motoristas, comecem a operar em março de 2027.
Para realizar o projeto-piloto, a Nissan vai recrutar 300 pessoas, que atuarão como "monitores gerais" durante o teste. Os inscritos receberão transporte gratuito dentro de 26 locais ao longo da rota. Em troca, eles fornecerão informações sobre o serviço, que serão usadas para aprimorar as operações.
A Nissan lidera o planejamento e execução do programa-piloto, mas atuará com outras três empresas. A BOLDY Inc fornecerá o sistema de monitoramento remoto, enquanto a Premier Aid Inc dará suporte ao passageiro no caso de um incidente ou emergência. Por fim, a Keikyu Corporation atuará no desenvolvimento de estruturas operacionais e de gestão da perspectiva de um operador de transporte.
Segundo a Nissan, o serviço de táxi autônomo vai acabar "contribuindo para soluções para desafios de transporte local e promovendo um novo serviço de mobilidade que permite movimento fácil e acessível para todos".
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!