A China não possui muita tradição quando o assunto é o esporte a motor, porém, com o crescimento da indústria local, algumas fabricantes, já pensam em investir em competições nos próximos anos. Segundo a imprensa chinesa, a marca local Chery está traçando um plano ousado para participar da tradicional 24 horas de Le Mans nos próximos anos e enfrentar Ferrari, Toyota, Aston Martin, Cadillac e BMW.
Apoiada pelos governos de Wuhu e Anui (donos de 36% da Chery), a empresa, já presente em diversos países, irá utilizar a marca de luxo Exeed para participar da principal corrida de longa duração do planeta.
Nesta segunda-feira, sites chineses anunciaram que a Chery/Exeed chegou a um acordo de cooperação estratégica com o Automobile Club de l’Ouest (A.C.O), responsável pelas 24 horas de Le Mans, realizada na França. O acordo prevê um plano ambicioso de uma equipe de competição da submarca marca Exeed (uma variante de luxo da Chery), e que poderá ainda preparar mecânicos e engenheiros chineses para o mundo da competição.
O acordo prevê três fases cruciais para o desenvolvimento da Chery no esporte a motor. A fase inicial será o “Exeed Unified Race”, uma categoria inédita com provas de longa duração que terá o objetivo de consolidar e aprimorar a tecnologia da Chery, encontrar mecânicos, engenheiros e pilotos capaz de crescer com a empresa.
Segundo o Car News China, a segunda fase do projeto prevê a entrada da Exeed na Asian Le Mans Series, uma série de corridas de longa duração criada pelo A.C.O. na Ásia. A partir da temporada 2026-2027, a ALMS terá categorias LMGT3, LMP3, LMP2 e também Hypercar, com os mesmos carros que competem nas 24 horas de Le Mans. Atualmente, os vencedores da categoria LMP2 e GT3 são convidados para disputar a prova francesa.
A terceira fase do plano prevê a criação da “Exeed Le Mans Team”, que competirá de fato na prova francesa, mas com a categoria não revelada.
Segundo o portal especializado em veículos chineses, A.C.O e Chery se comprometeram a construir uma pista certificada para competição na cidade de Wuhu (sede da Chery) para receber provas de alto nível e também servir como laboratório para Chery e Exeed testar seus carros.
Histórico chinês em corridas
Caso o plano dê certo, a Exeed será a primeira marca chinesa a competir na principal prova do endurance mundial, embora o país tenha vencido a prova em 2017 na categoria LMP2 com a Jackie Chan DC Racing.
Na ocasião, toda operação era realizada pela Jota Sport, com o ator Jackie Chan e o empresário chinês David Cheng bancando a equipe. Sob a bandeira chinesa, a equipe conquistou uma dobradinha na categoria LMP2 e a segunda e terceira posições na classificação geral de Le Mans em 2017.
Atualmente, a China é representada pela Lynk and Co. no campeonato mundial TCR, onde a partir da próxima temporada, a marca deixará a competição, sendo substituída pela Geely.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!