x
UAI
Chery vs Ferrari!

Chery tem plano mirabolante para desafiar a Ferrari em Le Mans

Fabricante chinesa apresentou planos de chegar às 24 horas de Le Mans em apenas cinco anos, com a Exeed

Publicidade
CAOA Chery Tiggo 7 Sport
CAOA Chery Tiggo 7 Sport Foto: Divulgação/Chery

A China não possui muita tradição quando o assunto é o esporte a motor, porém, com o crescimento da indústria local, algumas fabricantes, já pensam em investir em competições nos próximos anos. Segundo a imprensa chinesa, a marca local Chery está traçando um plano ousado para participar da tradicional 24 horas de Le Mans nos próximos anos e enfrentar Ferrari, Toyota, Aston Martin, Cadillac e BMW.

Apoiada pelos governos de Wuhu e Anui (donos de 36% da Chery), a empresa, já presente em diversos países, irá utilizar a marca de luxo Exeed para participar da principal corrida de longa duração do planeta.

Nesta segunda-feira, sites chineses anunciaram que a Chery/Exeed chegou a um acordo de cooperação estratégica com o Automobile Club de l’Ouest (A.C.O), responsável pelas 24 horas de Le Mans, realizada na França. O acordo prevê um plano ambicioso de uma equipe de competição da submarca marca Exeed (uma variante de luxo da Chery), e que poderá ainda preparar mecânicos e engenheiros chineses para o mundo da competição.

Exeed produz SUVs com muito luxo e tecnologia, mas será a marca esportiva da Chery
Exeed produz SUVs com muito luxo e tecnologia, mas será a marca esportiva da Chery Foto: Divulgação

O acordo prevê três fases cruciais para o desenvolvimento da Chery no esporte a motor. A fase inicial será o “Exeed Unified Race”, uma categoria inédita com provas de longa duração que terá o objetivo de consolidar e aprimorar a tecnologia da Chery, encontrar mecânicos, engenheiros e pilotos capaz de crescer com a empresa.

Segundo o Car News China, a segunda fase do projeto prevê a entrada da Exeed na Asian Le Mans Series, uma série de corridas de longa duração criada pelo A.C.O. na Ásia. A partir da temporada 2026-2027, a ALMS terá categorias LMGT3, LMP3, LMP2 e também Hypercar, com os mesmos carros que competem nas 24 horas de Le Mans. Atualmente, os vencedores da categoria LMP2 e GT3 são convidados para disputar a prova francesa.

Porsche 911 GT3 R amarelo com detalhes em preto visto pela dianteira. Pessoas em arquibancada são vistas no canto esquerdo da imagem. Veículo está em movimento em pista de corrida com faixas brancas na horizontal e vertical na via.
Porsche leva a categoria GT3 nas 24 Horas de Le Mans Foto: Porsche / Divulgação

A terceira fase do plano prevê a criação da “Exeed Le Mans Team”, que competirá de fato na prova francesa, mas com a categoria não revelada.

Segundo o portal especializado em veículos chineses, A.C.O e Chery se comprometeram a construir uma pista certificada para competição na cidade de Wuhu (sede da Chery) para receber provas de alto nível e também servir como laboratório para Chery e Exeed testar seus carros.

carros correndo em pista na 24 horas de Le Mans 2023 vencidas pela Ferrari
Largada das 24 horas de Le Mans de 2023 Foto: Divulgação

Histórico chinês em corridas

Caso o plano dê certo, a Exeed será a primeira marca chinesa a competir na principal prova do endurance mundial, embora o país tenha vencido a prova em 2017 na categoria LMP2 com a Jackie Chan DC Racing.

Na ocasião, toda operação era realizada pela Jota Sport, com o ator Jackie Chan e o empresário chinês David Cheng bancando a equipe. Sob a bandeira chinesa, a equipe conquistou uma dobradinha na categoria LMP2 e a segunda e terceira posições na classificação geral de Le Mans em 2017.

Atualmente, a China é representada pela Lynk and Co. no campeonato mundial TCR, onde a partir da próxima temporada, a marca deixará a competição, sendo substituída pela Geely.