A MG Motor deu mais um passo concreto para iniciar a produção de veículos no Brasil. A marca sino-britânica vai montar seus carros elétricos a partir de 2026 na mesma fábrica utilizada pela Chevrolet no Ceará, em um acordo que envolve a Planta Automotiva do Ceará (PACE), localizada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A unidade é a antiga fábrica da Troller, que passou por um processo de modernização após ser assumida pela Comexport, com investimentos de R$ 400 milhões. Atualmente, o local já abriga a montagem de modelos elétricos da Chevrolet, como o Spark EUV, e também será responsável pelo Captiva EV, ambos produzidos no sistema SKD, no qual os veículos chegam parcialmente desmontados ao país para a montagem final.
A MG deve adotar o mesmo modelo de operação, utilizando kits importados para viabilizar a produção local em um primeiro momento. Entre os modelos cotados para a linha brasileira estão o hatch elétrico MG4, o SUV elétrico S5 e o MG4 Urban, ainda não vendido no mercado nacional.
A estratégia permite à marca reduzir custos logísticos e tributários, além de ganhar competitividade em um segmento cada vez mais concorrido.
Com capacidade instalada estimada em até 80 mil veículos por ano, a PACE tem espaço suficiente para atender diferentes fabricantes sem conflito de volume. A expectativa é que a Chevrolet utilize apenas parte dessa capacidade nos primeiros anos, abrindo margem para a operação da MG e, possivelmente, de outras marcas no futuro.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!