A fabricante chinesa BYD conquistou um marco importante no mercado brasileiro ao superar a marca de 100 mil veículos 100% elétricos vendidos. O marco, inédito no segmento automotivo do país, mostra a mudança do perfil de compra de carros zero km.
Em pouco mais de três anos de mercado brasileiro, a BYD conquistou a liderança do segmento de carros elétricos e também híbridos. Somente entre os BEVs (100% elétricos), a chinesa supera em 7 vezes a segunda colocada, segundo dados da Fenabrave.
“Mais do que vender carros, a BYD mudou a forma como o brasileiro se relaciona com a mobilidade, tornando o carro elétrico acessível, desejado e possível. O marco de 100 mil emplacamentos é a prova definitiva de que a eletrificação não é o futuro: é o agora. Essa conquista é a prova concreta do nosso compromisso com uma mobilidade sustentável, inteligente e feita para a realidade brasileira”, celebra Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil.
O início da trajetória da marca se iniciou em 2022 com apenas 249 carros emplacados. Esse número cresceu para 10.265 unidades em 2023, 43.850 em 2024 e até 10 de novembro de 2025 foram 46.616 carros elétricos vendidos.
“A estratégia de marca da BYD sempre esteve alinhada ao nosso propósito de construir sonhos e transformá-los em realidade. Antes da nossa chegada, a eletrificação ainda parecia distante do consumidor, quase sempre tratada como uma promessa de futuro. Entramos dispostos a tornar o elétrico acessível, e hoje o sucesso de vendas do Dolphin Mini é a prova viva de que esse futuro já chegou e veio para ficar”, completa Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Entre os modelos mais vendidos da marca estão o Dolphin Mini (o mais acessível), com 48.301 emplacamentos, seguido do Dolphin GS (26.916) e Dolphin Plus (7.400).
Entre as principais vantagens do carro elétrico está a economia no custo por km rodado pode chegar a até 80% em comparação com um modelo equivalente a combustão tradicional, desde que o proprietário consiga realizar a recarga em casa.
Além disso, motoristas de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, possuem isenção de rodízio e redução no preço pago no IPVA de seus carros 100% elétricos.