x
UAI
Conheça as novidades!

Stellantis confirma modelo inédito e novos híbridos para 2026

Em evento de fim de ano, fabricante confirmou que terá 16 novidades entre lançamentos e atualizações no próximo ano

Publicidade
Novidade da Fiat em 2026 pode ser inspirada no Grande Panda da Europa
Novidade da Fiat em 2026 pode ser inspirada no Grande Panda da Europa Foto: Fiat/Divulgação

A Stellantis está se preparando para um ano de 2026 com lançamentos importantíssimos. Com a Fiat completando 50 anos de Brasil no próximo ano, o Polo Industrial de Betim (MG), que marcou a chegada da empresa ao país, começará a fabricar um modelo inédito.

Ainda sem nome oficial, a novidade deverá ser baseada no Fiat Grande Panda Europeu, que utiliza a plataforma CMP, já presente no Brasil com os modelos da Peugeot e Citroën. Esse será o primeiro carro produzido em Betim com a nova plataforma.

Até o momento, o modelo foi visto rodando em testes, mas ainda com forte camuflagem e disfarces propositais para ser confundido com o Citroën C3 e não revelar o desenho final. Há a possibilidade do desenho do Panda europeu ser replicado em sua totalidade.

A tendência é também que o novo modelo seja oferecido com motorização híbrida, já que a plataforma suporta essa motorização, já presente em Pulse e Fastback, também produzidos em Minas Gerais.

Há a possibilidade do novo modelo ser chamado de Panda, mas também pode significar o retorno do nome Uno ao país. Vale lembrar que Uno e Panda possuem ligações históricas, com o Uno sendo a “versão brasileira” do Panda, vendido somente na Europa. Entretanto, esses detalhes são guardados a sete chaves pela Fiat.

Híbridos em Goiana

Já produzindo carros híbridos em Betim (Fiat Pulse e Fastback) e na Argentina (Peugeot 208 e 2008), a Stellantis irá expandir a produção de carros híbridos para a fábrica de Goiana, em Pernambuco. Segundo a fabricante, serão quatro novos produtos com a tecnologia Bio-Hybrid produzidos no local.

Atualmente, Fiat Toro, Ram Rampage e os Jeep Renegade, Compass e Commander são fabricados em Goiana. Os modelos eletrificados não foram confirmados, mas a tendência é que Toro, Compass e Renegade recebam a eletrificação.

A partir de 2026, a fábrica de Goiana também passará a realizar a montagem dos carros da chinesa Leapmotor, a mais nova marca da Stellantis no Brasil, que oferece carros elétricos e híbridos com extensores de alcance.

Porto Real com um Jeep inédito

Apesar da semelhança de tamanho com Renegade, Avenger é mais compacto
Jeep Renegade e Avenger Foto: Divulgação

Não será somente Betim que terá uma novidade importante nas linhas de produção. A fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), que foi criada pela Peugeot-Citroën e atualmente é encarregada somente dos Citroën C3, Aircross e Basalt, terá pela primeira vez a produção de um Jeep, o Avenger.

O SUV compacto deverá ser o modelo de entrada da marca americana no país e será produzido a partir da plataforma CMP, já citada anteriormente. O modelo irá conviver com o Jeep Renegade, apesar de possuírem tamanhos próximos. A tendência é que o novo Jeep brigue por espaço com Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.