A Stellantis está se preparando para um ano de 2026 com lançamentos importantíssimos. Com a Fiat completando 50 anos de Brasil no próximo ano, o Polo Industrial de Betim (MG), que marcou a chegada da empresa ao país, começará a fabricar um modelo inédito.
Ainda sem nome oficial, a novidade deverá ser baseada no Fiat Grande Panda Europeu, que utiliza a plataforma CMP, já presente no Brasil com os modelos da Peugeot e Citroën. Esse será o primeiro carro produzido em Betim com a nova plataforma.
Até o momento, o modelo foi visto rodando em testes, mas ainda com forte camuflagem e disfarces propositais para ser confundido com o Citroën C3 e não revelar o desenho final. Há a possibilidade do desenho do Panda europeu ser replicado em sua totalidade.
A tendência é também que o novo modelo seja oferecido com motorização híbrida, já que a plataforma suporta essa motorização, já presente em Pulse e Fastback, também produzidos em Minas Gerais.
Há a possibilidade do novo modelo ser chamado de Panda, mas também pode significar o retorno do nome Uno ao país. Vale lembrar que Uno e Panda possuem ligações históricas, com o Uno sendo a “versão brasileira” do Panda, vendido somente na Europa. Entretanto, esses detalhes são guardados a sete chaves pela Fiat.
Híbridos em Goiana
Já produzindo carros híbridos em Betim (Fiat Pulse e Fastback) e na Argentina (Peugeot 208 e 2008), a Stellantis irá expandir a produção de carros híbridos para a fábrica de Goiana, em Pernambuco. Segundo a fabricante, serão quatro novos produtos com a tecnologia Bio-Hybrid produzidos no local.
Atualmente, Fiat Toro, Ram Rampage e os Jeep Renegade, Compass e Commander são fabricados em Goiana. Os modelos eletrificados não foram confirmados, mas a tendência é que Toro, Compass e Renegade recebam a eletrificação.
A partir de 2026, a fábrica de Goiana também passará a realizar a montagem dos carros da chinesa Leapmotor, a mais nova marca da Stellantis no Brasil, que oferece carros elétricos e híbridos com extensores de alcance.
Porto Real com um Jeep inédito
Não será somente Betim que terá uma novidade importante nas linhas de produção. A fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), que foi criada pela Peugeot-Citroën e atualmente é encarregada somente dos Citroën C3, Aircross e Basalt, terá pela primeira vez a produção de um Jeep, o Avenger.
O SUV compacto deverá ser o modelo de entrada da marca americana no país e será produzido a partir da plataforma CMP, já citada anteriormente. O modelo irá conviver com o Jeep Renegade, apesar de possuírem tamanhos próximos. A tendência é que o novo Jeep brigue por espaço com Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.
- Acompanhe o Portal Vrum também no Youtube e DailyMotion