A Lexus revelou o LFA Concept, um esportivo 100% elétrico criado como estudo de design e engenharia para mostrar como a marca pretende manter vivo o legado de seus carros mais emblemáticos em uma era dominada pela eletrificação. O projeto foi desenvolvido em parceria com os programas GR GT e GR GT3 da Toyota Gazoo Racing e nasce de uma ideia defendida por Akio Toyoda, presidente da Toyota, de que o conhecimento acumulado pela engenharia esportiva precisa seguir adiante. Segundo a marca, “determinadas técnicas só sobrevivem quando são vividas, refinadas e ensinadas”, pensamento que orientou cada etapa do conceito.
O conceito se apoia em uma filosofia interna inspirada no ritual japonês Shikinen Sengu, associada à renovação periódica de estruturas e saberes. No contexto do LFA Concept, essa abordagem aparece na transição da sigla LFA, anteriormente usada em um esportivo com motor V10, para um conjunto elétrico, mantendo referências do modelo original, mas sem repetir sua arquitetura mecânica. A estrutura de alumínio, o centro de gravidade reduzido e o foco na aerodinâmica seguem princípios aplicados nos projetos de pista da Gazoo Racing.
O design mantém proporções clássicas de um coupé de dois lugares, com carroceria baixa e frente comprida, agora adaptada às possibilidades de um BEV, sigla para "Battery Electric Vehicle" (Veículo Elétrico a Bateria). O interior segue o conceito denominado pela marca como Discover Immersion, que prioriza um cockpit simplificado e comandos concentrados ao redor do motorista. O volante foi projetado para uso esportivo e permite operação por toque cego, solução presente em carros de competição e adotada aqui como referência ergonômica.
Exibido anteriormente como Lexus Sport Concept em eventos internacionais como o Monterey Car Week e o Japan Mobility Show, o LFA Concept agora ganha nome oficial e parte de suas especificações: 4.690 mm de comprimento, 2.040 mm de largura, 1.195 mm de altura e entre-eixos de 2.725 mm, sempre com configuração para dois ocupantes. A Lexus afirma que a arquitetura elétrica ajudou a definir a distribuição de massa e as proporções gerais, mas ainda não divulgou dados de potência, desempenho ou autonomia.
Confira a galeria do LFA Concept
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!