A Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, enfim apresentou o aguardado GR GT e GR GT3, a versão de competição do novo modelo. Com desenvolvimento liderado pelo próprio presidente da Toyota, o novo esportivo quer elevar o patamar da marca japonesa com uma abordagem focada no condutor.
Pensado para o uso em competição, até por isso apresentado ao lado da sua versão de competição, a GR GT3, o novo esportivo da Toyota foi pensado para proporcionar ao motorista a sensação de unidade entre carro e motorista.
Debaixo do longo capô dianteiro está um motor V8 biturbo 4.0 equipado com um motor-gerador posicionado antes da transmissão automática de 8 marchas. Todo o conjunto é inédito, e a adoção do motor gerador faz do GR GT o primeiro híbrido da linha Gazoo Racing.
A Toyota não divulgou os números oficiais de potência, mas afirmou que o objetivo durante o desenvolvimento era de conseguir extrair mais de 650 cv de potência e mais de 85 kgfm de torque, com uma distribuição de peso de 45:55. Segundo a marca, o motor elétrico entra em funcionamento para compensar o lag dos turbocompressores e mantém o torque durante as trocas de marcha.
A versão de competição utilizará o mesmo conjunto mecânico do carro de rua, porém, com algumas alterações necessárias para se adequar aos regulamentos. Sucessor espiritual do lendário Lexus LFA, a Toyota deu bastante ênfase ao som do esportivo durante o desenvolvimento.
A ideia da marca era criar um som que permita a interação com o carro e “transmitir variações de energia térmica”, sendo possível ouvir o tradicional ronco de V8 em acelerações plenas.
Desenvolvido nas pistas para as pistas e ruas
Tudo no GR GT foi pensado para criar um modelo vencedor nas competições ao redor do planeta. Segundo a Toyota, o processo do desenvolvimento visual do carro pensou inicialmente na aerodinâmica, antes de pensar na estética.
O interior também focou no uso para motoristas que irão usar o esportivo em track days ou com uma condução mais esportiva, e só com a posição de dirigir ideal, a marca pensou nas demais situações de uso no dia a dia.
O GT é o primeiro carro produzido pela Toyota com a estrutura totalmente em alumínio, o que garante elevada rigidez estrutural. A suspensão utiliza o padrão duplo A tanto na dianteira e na traseira e conta com braços forjados em alumínio. Esse padrão foi pensado para ser o mesmo adotado na versão de competição e priorizar a performance.
Segundo a Toyota, os modelos ainda estão em fase de desenvolvimento e não têm data específica para chegar ao mercado, ou às pistas de corrida ao redor do mundo. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, há o rumor de que o GR GT custe cerca de 500 mil dólares e somente concessionários da Lexus irão vender a novidade.
Esse valor é muito superior ao cobrado por Porsche 911 GT3 RS (cerca de 250 mil dólares), porém, mais acessível que Lamborghini Revuelto, Ferrari SF90 e Aston Martin Valhalla.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!