A Mitsubishi Motors revelou, durante a final da temporada 2025 da Mitsubishi Cup, realizada no autódromo Velocitta (SP), a nova picape de competição Katana R — um projeto desenvolvido para rally-raid, em parceria com a equipe Spinelli Racing. A novidade marca a reentrada da marca no off-road competitivo com um veículo de produção nacional adaptado para provas extremas.
Com produção prevista na planta da Mitsubishi em Catalão (GO), a Katana R não é uma simples adaptação de rua: a picape foi submetida a reforços estruturais, suspensão especial e calibração dinâmica específica para enfrentar o rigor das provas em terrenos difíceis, características típicas de rally-raid. A intenção da marca é que o carro participe de competições dedicadas, por meio de uma nova categoria: a Katana R Cup, com estreia programada para 2027 e estimativa inicial de cerca de dez veículos no grid.
A Katana R deve partir da base da nova geração da Mitsubishi Triton vendido no Brasil, sucessora da antiga L200, cuja linha 2025/2026 estreou com melhorias significativas. A nova Triton traz carroceria ampliada, chassi com 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional, e motorização 2.4 turbodiesel com 205 cv e 47,9 kgfm de torque.
Segundo Guiga Spinelli, idealizador da Mitsubishi Cup e piloto da equipe Mitsubishi Spinelli Racing, o desenvolvimento do novo modelo reforça a sinergia entre a montadora e a equipe. “É um enorme orgulho desenvolver mais um modelo de carro de rally em parceria com a Mitsubishi Motors. Acredito que será mais um excelente carro para o grid da Mitsubishi Cup. Em breve mostraremos a Triton em ação”
Para a Mitsubishi e Spinelli Racing, a Katana R representa mais do que um carro de competição, simboliza o compromisso com o esporte-motor nacional. A Katana R Cup deverá se tornar, a partir de 2027, o principal rally-raid monomarca das Américas, reunindo veículos de especificação homogênea e proporcionando disputas equilibradas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!