A Mitsubishi lançou, nesta semana, a sexta geração da Triton Savana. Produzida na fábrica de Catalão, em Goiás, a nova picape chega com motor mais potente, novos equipamentos e um visual imponente. Limitada a apenas 80 unidades, o modelo chega, a princípio, como uma série especial baseada na versão topo de linha da Triton, a Katana. Seu valor é de R$ 349.990.
Mecânica
A Triton Savana 2026 é equipada com o motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205cv de potência e 47,9 kgfm de torque. O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. O câmbio é automático de seis velocidades.
Além disso, o sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões.
A tração é outro destaque da nova picape. O Off-Road Mode, que antes contava com quatro opções para diversos pisos, agora oferece sete opções que ajustam a tração e a performance conforme o piso escolhido: Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão e os controles de estabilidade e de tração.
Outra funcionalidade bem atrativa, mas que não é novidade, é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador
Design
Por fora, a Triton Savana tem um visual bastante arrojado, com aptidão para o uso em off-road. A picape é equipada com Snorkel cinza em tom grafite, que, junto ao respiro elevado do diferencial traseiro, garante ao modelo uma capacidade de transposição em trechos alagados de até 800 milímetros, mais de 30% em relação às demais versões da linha Triton.
Há, ainda, um bagageiro de teto com acabamento X-Liner anti-riscos, com capacidade de carga de até 50kg em conjunto com um santantônio. O equipamento carrega uma prancha de desencalhe e uma pá acoplada, acessórios perfeitos para auxiliar em situações de off-road extremo.
Além de ser exclusiva, a série limitada conta com emblemas que carimbam o novo visual da picape mais valente da história da marca. O Logotipo “Savana” está presente nas portas dianteiras e na porta da caçamba. Além disso, um adesivo “4x4” é estampado nas laterais e na abertura da caçamba, o que reforça a capacidade off-road do modelo.
Por dentro, os bancos revestidos em couro, com ajustes elétricos e costuras em cores laranjas, são os mesmos da versão Katana, que possui também os mais ergonômicos e confortáveis assentos da categoria.
Equipamentos
A tecnologia é um dos destaques na lista de itens. O sistema de entretenimento conta com uma tela sensível ao toque de 9 polegadas, mas que vem com botões físicos para ajuste do volume. Nela, os ocupantes conseguem conectar até dois smartphones de forma simultânea, por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
A picape também traz sistema de navegação via GPS offline, ou seja, os ocupantes podem ter total controle de sua rota, mesmo nos lugares mais remotos, onde não há sinal de celular.
O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual moderno e traz um display colorido que exibe inúmeras informações do computador de bordo, como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!