A Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, se tornará o primeiro corredor verde para caminhões elétricos na América Latina. A iniciativa, anunciada durante a COP30 em Belém (PA), faz parte do ‘Laneshift’, um projeto entre a rede de cidades C40 Cities e a The Climate Pledge, um fundo de empresas que buscam neutralidade de carbono.
O projeto Lanishift e-Dutra visa instalar carregadores de alta capacidade para recarregar caminhões 100% elétricos até 2030. O projeto conta ainda com o auxílio de organizações especializadas em transporte com energia limpa como a Smart Freight Centre e Calstart.
“Smart Freight Centre tem um poder de atração das empresas muito forte, e a Calstart tem todo um trabalho de avaliação técnica desses veículos para comparar e medir a performance deles frente às opções a diesel”, diz Gabriel Tenenbaum, diretor de implementação para a América Latina da C40.
Segundo o jornal Valor Econômico, a expectativa é que o corredor verde, 75 mil toneladas de CO2, deixe de ser emitido em 2030. Para efeito de comparação, essa quantidade de CO2 equivale a 16 mil carros de passeio nas estradas.
“Na Dutra, 19 mil viagens são feitas por dia. A gente quer, até 2030, que mil dessas viagens sejam feitas com veículos elétricos”, afirma Tenenbaum.
Desafios para recargas de caminhões
Os carregadores para recargas de caminhões elétricos são do tipo ultra rápidos e se destacam por uma potência maior do que a encontrada em diversos carregadores comuns.
O Rio de Janeiro já conta com dois carregadores deste tipo, e se comprometeu com a instalação de 15 novos equipamentos até 2028.
No Brasil, já existe uma rota de corredor verde para caminhões em testes. O trajeto entre Cajamar e Taubaté (SP) é operado pelas empresas DHL e Amazon.
As empresas responsáveis pelo Laneshift e-Dutra não divulgaram os valores que serão investidos no projeto, porém, Tenenbaum, afirma que os custos são recompensados pela redução no custo de operação dos caminhões elétricos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!