A Opel avalia adotar um novo caminho estratégico para o mercado europeu: em vez de investir nas gerações futuras dos modelos tradicionais Opel Corsa e Opel Astra, o grupo Stellantis considera importar e rebadgear veículos da chinesa Leapmotor — por exemplo, o SUV de entrada Leapmotor B10 — para vendê-los com o emblema Opel. Segundo a reportagem, a ideia é oferecer um elétrico ou híbrido acessível (abaixo de 30mil euros, mais ou menos R$ 187.970) e expandir rapidamente a presença da marca alemã.
A estratégia se justifica pelo avanço acelerado das montadoras chinesas no mercado europeu de elétricos: marcas como Leapmotor, BYD e outras registraram crescimento expressivo de vendas, mesmo diante de barreiras tarifárias.
Caso seja levada adiante, essa mudança reflete uma redefinição do papel da Opel na Europa — de desenvolver internamente novos hatchs e sedãs (como o Corsa e o Astra) para adotar um modelo de “marca europeia que distribui produtos chineses”. Isso abre questionamentos sobre identidade de marca, valor agregado e posicionamento premium frente à concorrência.
Para o mercado brasileiro, ainda que não haja confirmação oficial de chegada, o movimento indica que a Opel prioriza globalização e redução de custos em sua estratégia.
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