A indústria automotiva da Europa e dos Estados Unidos estão próximas de uma nova crise de chips semicondutores, segundo a agência de notícias Reuters. O principal motivo seria o fim do fornecimento de chips pela empresa chinesa Nexperia, que está no centro de uma disputa entre os governos da China e dos Países Baixos.
Segundo a revista, representantes de diversas fabricantes, fornecedores e também da União de fabricantes automotivos da Europa (ACEA), receberam um informativo da Nexperia, onde a fabricante sino-holandesa afirmou que não conseguiria garantir as entregas de chips programadas para as próximas semanas.
Com isso, a fabricação de automóveis na Europa e nos Estados Unidos pode ser suspensa nos próximos meses. Nos EUA, John Bozella, CEO da Aliança pela Inovação Automotiva, que representa GM, Toyota, Ford, VW, Hyundai, entre outras, afirmou que o tema precisa ser resolvido rapidamente:
“Se as entregas de chips automotivos não forem resolvidas rapidamente, teremos uma interrupção na produção automotiva nos EUA, e muitos outros países sofrerão impactos em outras indústrias.
À Reuters, alguns fabricantes afirmaram que as fábricas podem ser afetadas já no próximo mês.
Nexperia entre briga diplomática
A fabricante de chips Nexperia nasceu como subsidiária da holandesa Phillips ainda na década de 50. Desde 2006, a empresa se separou da Phillips e passou a aceitar capital de outros investidores. Em 2018, a Nexperia foi comprada pela Wingtech Technology, uma empresa chinesa que conta com capital estatal.
As grandes polêmicas a respeito da relação entre Nexperia e China começaram em 2023, quando um repórter holandês reportou que chips da empresa foram encontrados em artefatos militares russos.
Após isso, a empresa foi afetada por um ataque hacker que roubou propriedade da Nexperia. Neste ano, o ministro da Economia dos Países Baixos, Vincent Karremans, optou por vetar a influência dos chineses na empresa e tomou o controle da Nexperia.
Em retaliação, o governo chinês bloqueou a comunicação entre a Nexperia e as fábricas da empresa na China, o que já afeta as entregas na Europa.
Segundo o governo holandês, a medida de controlar a Nexperia se deu para evitar que a “expertise da Nexperia Europa desaparecesse”. A Reuters diz que a medida se originou por conta do medo da transferência de tecnologia da Nexperia para a Wingtech.
Enquanto a Nexperia não volta a entregar os chips, as fabricantes buscam por alternativas justamente para evitar interrupções grandes na linha de montagem. Fontes europeias dizem que a Volkswagen já possui um fornecedor alternativo, enquanto Stellantis e GM trabalham também neste sentido.
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