x
UAI
Incertezas

Indústria automotiva teme nova crise de semicondutores

Produção de carros na Europa enfrenta incertezas sobre fornecimento de materiais fundamental para carros modernos

Publicidade
Fabricantes da Europa temem nova crise de chips
Fabricantes da Europa temem nova crise de chips Foto: Divulgação

A indústria automotiva da Europa e dos Estados Unidos estão próximas de uma nova crise de chips semicondutores, segundo a agência de notícias Reuters. O principal motivo seria o fim do fornecimento de chips pela empresa chinesa Nexperia, que está no centro de uma disputa entre os governos da China e dos Países Baixos.

Segundo a revista, representantes de diversas fabricantes, fornecedores e também da União de fabricantes automotivos da Europa (ACEA), receberam um informativo da Nexperia, onde a fabricante sino-holandesa afirmou que não conseguiria garantir as entregas de chips programadas para as próximas semanas.

Com isso, a fabricação de automóveis na Europa e nos Estados Unidos pode ser suspensa nos próximos meses. Nos EUA, John Bozella, CEO da Aliança pela Inovação Automotiva, que representa GM, Toyota, Ford, VW, Hyundai, entre outras, afirmou que o tema precisa ser resolvido rapidamente:

“Se as entregas de chips automotivos não forem resolvidas rapidamente, teremos uma interrupção na produção automotiva nos EUA, e muitos outros países sofrerão impactos em outras indústrias.

À Reuters, alguns fabricantes afirmaram que as fábricas podem ser afetadas já no próximo mês.

Nexperia entre briga diplomática

A fabricante de chips Nexperia nasceu como subsidiária da holandesa Phillips ainda na década de 50. Desde 2006, a empresa se separou da Phillips e passou a aceitar capital de outros investidores. Em 2018, a Nexperia foi comprada pela Wingtech Technology, uma empresa chinesa que conta com capital estatal.

As grandes polêmicas a respeito da relação entre Nexperia e China começaram em 2023, quando um repórter holandês reportou que chips da empresa foram encontrados em artefatos militares russos.

Após isso, a empresa foi afetada por um ataque hacker que roubou propriedade da Nexperia. Neste ano, o ministro da Economia dos Países Baixos, Vincent Karremans, optou por vetar a influência dos chineses na empresa e tomou o controle da Nexperia.

Em retaliação, o governo chinês bloqueou a comunicação entre a Nexperia e as fábricas da empresa na China, o que já afeta as entregas na Europa.

Segundo o governo holandês, a medida de controlar a Nexperia se deu para evitar que a “expertise da Nexperia Europa desaparecesse”. A Reuters diz que a medida se originou por conta do medo da transferência de tecnologia da Nexperia para a Wingtech.

Enquanto a Nexperia não volta a entregar os chips, as fabricantes buscam por alternativas justamente para evitar interrupções grandes na linha de montagem. Fontes europeias dizem que a Volkswagen já possui um fornecedor alternativo, enquanto Stellantis e GM trabalham também neste sentido.