x
UAI
Perigo!

Ford anuncia recall de mais de 1 milhão de veículos por motivo ‘bobo’

Quase 1,5 milhão de unidades foram afetas por problema relativamente simples e que pode até ser contornado pelos motoristas

Publicidade
Ford enfrenta 2025 repleto de recalls nos Estados Unidos
Ford enfrenta 2025 repleto de recalls nos Estados Unidos Foto: Divulgação

A Ford dos Estados Unidos não consegue se livrar dos recalls, e o mais recente foi emitido para 1 milhão 448 mil e 655 veículos somente no país de origem da marca. O motivo do amplo recall é relativamente simples: a câmera de ré desses carros pode parar de funcionar.

A campanha de recall tomou proporções curiosas pois envolve modelos da Ford e da Lincoln produzidos entre 2014 e 2020. Para efeito de comparação, o mercado brasileiro em 2025 vendeu 1.411.116 carros de passeio. Entre os modelos afetados estão nomes conhecidos da marca como Fiesta, Fusion e Mustang.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o motivo do recall está nas câmeras de ré dos veículos, que podem apresentar imagens distorcidas, com falhas intermitentes ou simplesmente não exibir nada.

Para a imprensa estadunidense, a Ford declarou que a nova câmera será instalada com “um processo atualizado e com um controle de qualidade mais alto”.

Ford vive pesadelo com recalls

O ano de 2025 está sendo péssimo para a marca do azul oval em termos de recall. Até o momento já foram emitidas 126 ordens de recall, que buscavam reparar possíveis problemas como incêndio no sistema de direção dos carros, por exemplo.

Essa marca é um recorde para a indústria dos Estados Unidos, e a Ford superou o ano de 2014 da General Motors, quando a empresa de Detroit emitiu 77 chamados para seus clientes.

Apesar do número expressivo, esse recall está bem longe de ser o que teve mais veículos envolvidos. Esse título pertence à fabricante japonesa de airbags Takata, que fornecia o equipamento para diversas outras empresas e afetou mais de 100 milhões de veículos ao redor do planeta.