x
UAI
AUTOMOBILISMO

Citroën revela carro para estreia na Fórmula E; veja detalhes

Monoposto elétrico tem as mesmas cores da bandeira francesa: azul, branco e vermelho

Publicidade
Carro da Citroen na Fórmula E tem as cores da bandeira da França
Carro da Citroen na Fórmula E tem as cores da bandeira da França Foto: Divulgação/Stellantis

A Citroën Racing revelou, nesta segunda-feira (20), seu carro para a sua temporada de estreia na Fórmula E, marcada para começar em dezembro deste ano. Nas imagens, é possível ver que o monoposto, batizado de GEN3 Evo, tem as mesmas cores da bandeira francesa: azul, branco e vermelho. 

Além da pintura, o carro da Citroën chama atenção pelo trem de força elétrico que entrega até 350 kW (aproximadamente 470 cv), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos. A velocidade máxima gira em torno de 320 km/h. 

O carro da Citroën, inclusive, entra na competição com o status de monoposto elétrico mais rápido a competir na Fórmula E. Criado em 2013, o torneio permite apenas veículos 100% elétricos e vai para a sua 12ª edição.

Inovação

Carro da Citroen na Fórmula E
Carro da Citroen na Fórmula E Foto: Divulgação/Stellantis

A grande inovação da Citroën para a geração GEN3 é a presença de dois motores elétricos, proporcionando recuperação de energia recorde. Em situações normais, o motor traseiro fornece propulsão, enquanto o motor dianteiro é dedicado à regeneração de energia.

No modo de “Attack”, os dois motores trabalham juntos para transformar o carro num veículo com tração nas quatro rodas. Combinados, podem recuperar até 600 kW de energia durante a frenagem, permitindo reutilizar 50% da energia consumida durante um e-Prix.

A energia é armazenada numa bateria de aproximadamente 47 kWh, desenvolvida para oferecer potência instantânea, estabilidade térmica e durabilidade.

Quando vai para a pista?

Citroën vai ter equipe na Fórmula E a partir da próxima temporada
Citroën vai ter equipe na Fórmula E a partir da próxima temporada Foto: Divulgação/Citroën

A estreia da Citroën Racing na categoria será justamente em São Paulo (SP), local da primeira prova da temporada 2025/26. Antes disso, todas as equipes farão testes entre 27 e 30 de outubro, em Valência, na Espanha.

Para a estreia na Fórmula E, a Citroën terá como representante dois experientes pilotos: o francês Jean-Éric Vergne, de 35 anos, e o neozelandês Nick Cassidy, de 31 anos. O primeiro, inclusive, foi piloto da Toro Roso nas temporadas 2012, 2013 e 2014 da Fórmula 1.

A Citroën tem história no automobilismo, participando de competições como o Rali Dakar e o Campeonato Mundial de Rali (WRC), onde conquistou múltiplos títulos. Além disso, a marca participa do Mundial de Carros de Turismo (WTCC), do Ralis Cross-Country e do Campeonato Mundial de Ralicross.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas