A Mercedes-Benz apresentou o ELF (Experimental Lade Fahrzeug), uma van-conceito criada para testar novas tecnologias de recarga ultrarrápida. O modelo funciona como um laboratório sobre rodas e promete mudar a forma como veículos elétricos serão abastecidos no futuro.
O grande destaque do projeto é sua capacidade de entregar cerca de 100 kWh em apenas 10 minutos, potência suficiente para praticamente eliminar o tempo de espera em estações públicas. O ELF é capaz de operar com diferentes padrões de carregamento — do CCS, que pode alcançar até 900 kW, ao MCS (Megawatt Charging System), pensado para veículos pesados e caminhões elétricos.
Além disso, a van da Mercedes também é compatível com recarga indutiva sem fio, sistemas automatizados de conexão condutiva e tecnologia bidirecional, que permite ao veículo devolver energia à rede elétrica, alimentar uma casa ou até carregar outro carro elétrico. Em determinadas condições, uma bateria de 70 a 100 kWh pode manter uma residência funcionando por até quatro dias.
Para desenvolver o projeto, a Mercedes contou com a parceria da Alpitronic, empresa especializada em carregadores de alta potência, que ajudou a criar módulos capazes de fornecer até 1.000 A de corrente.
Segundo a marca, o ELF servirá como base de testes para as próximas gerações de veículos elétricos da Mercedes, incluindo o novo CLA elétrico e o GLC EQ, que chegarão ao mercado a partir de 2026 com suporte à recarga bidirecional.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!