A modalidade de carro por assinatura cresceu 125% no Brasil nos últimos cinco anos, segundo dados oficiais da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), divulgados no segundo semestre deste ano. Mas, afinal, quais são os segmentos mais procurados?
Segundo o Localiza Meoo, serviço de carro por assinatura de uma das principais locadoras do Brasil, os carros mais procurados dos últimos cinco anos foram os modelos automáticos de entrada e os SUVs compactos. O Hyundai Creta e o Volkswagen T-Cross são alguns exemplos.
Em relação ao perfil dos consumidores, conforme informações da ABLA, a maioria dos "assinantes" é formada por pessoas que usam o carro predominantemente em ambiente urbano, no dia a dia, que rodam cerca de 800 quilômetros por mês.
"Nossa solução nasceu para atender a uma demanda crescente por conveniência no uso do carro", diz Glauber Zebral, diretor da Localiza Meoo, que afirma ter mais de 65 mil clientes. "Em apenas cinco anos, nos consolidamos como referência no mercado brasileiro por assinatura", acrescentou.
Benefícios
A vantagem de fazer uso de um carro por assinatura é se livrar do custo de manutenção. A empresa de locação se responsabiliza por todas as despesas, como documentação, impostos, manutenção preventiva e até a franquia em caso de acidente.
Além dos custos, a assinatura deixa o cliente despreocupado com o carro, uma vez que a empresa que domina a telemetria é responsável por avisar o cliente sobre a hora da troca de peças e de todo tipo de serviço.
Por fim, a principal vantagem de se optar por um carro por assinatura é que o cliente não precisa investir na compra do veículo. A Localiza Meoo, por exemplo, estima uma redução de até 20% nos custos, dependendo do contrato (de 12 a 48 meses).
Desvantagens
As desvantagens do carro por assinatura incluem custos potencialmente mais elevados a longo prazo, restrições de uso como limites de quilometragem, ausência de propriedade do veículo, personalização limitada e dependência do contrato. Além disso, a necessidade de seguir um cronograma de manutenção pode não coincidir com a agenda pessoal do assinante.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas