A Toyota estuda importar motores de outros países para não paralisar a sua produção no Brasil. A estratégia da montadora japonesa ocorre após as fortes chuvas e ventos danificarem severamente a estrutura da fábrica de motores da Porto Feliz (SP), na última segunda-feira (22).
Em nota, a Toyota afirma que continua fazendo um levantamento dos danos para, posteriormente, iniciar o desenvolvimento dos respectivos planos de reparos. "Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses", comunicou a fabricante japonesa.
Apesar da fábrica de motores estar situada em Porto Feliz, as plantas de Sorocaba e Indaiatuba, também localizadas no interior de São Paulo, são as responsáveis por produzir os veículos que abastecem o mercado brasileiro.
Desta forma, com a suspensão das atividades em todas as unidades, a Toyota diz ter começado as tratativas com os sindicatos em busca de alternativas a fim de manter os empregos dos colaboradores nas três unidades produtivas.
"Mesmo diante desse cenário desafiador, a Toyota do Brasil segue confiante na superação de todos os obstáculos para uma rápida recuperação de suas atividades de produção de motores e veículos no país", encerra a nota.
A Toyota é a quarta marca que mais vende carros no Brasil em 2025, atrás apenas de Fiat, Volkswagen e Chevrolet. Somente entre janeiro e agosto deste ano, a empresa japonesa registrou 121.922 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave.
Confira os vídeos do VRUM nos canais doYouTubeeDailymotion!