"Histórias de Oficina", uma websérie da PETRONAS Lubrificantes Brasil, dá voz a mecânicos automotivos, destacando a importância desses profissionais que, apesar de essenciais no dia a dia, ainda são pouco valorizados.
Esses profissionais muitas vezes têm a palavra final sobre quais peças e produtos utilizar, seja em uma simples troca de óleo ou em uma manutenção preventiva. Com base na confiança no mecânico, os clientes tendem a seguir as recomendações, e se sentem mais seguros com os serviços realizados.
A primeira temporada, com quatro episódios, narra a história de Glauber de Melo e Leonardo Simões, colegas de trabalho em uma oficina de Montes Claros, Minas Gerais. Com mais de três décadas de experiência no ramo, ambos compartilham uma grande paixão pelo universo dos carros.
O pré-lançamento exclusivo do primeiro episódio, intitulado "O Mecânico: Vida de Trabalho", contou com a presença de Atila Abreu, piloto da Stock Car Pro Series, e do jornalista Reginaldo Leme. Na ocasião, a marca exibiu o episódio após uma breve apresentação sobre o projeto, seus desafios e o processo de produção, além de expressar as expectativas para uma segunda temporada, com mais histórias de mecânicos que são apaixonados pelo que fazem.
Everton Silva, gerente de marca, comunicação e trade marketing da PETRONAS, conta que a ideia do projeto surgiu no ano anterior, mas levou sete meses desde o início das entrevistas até a conclusão da primeira temporada. "Nossa intenção era trazer um pouco do dia a dia do mecânico e do trocador de óleo, mas também a essência dessas pessoas", explica. Ele ressalta que "elas tiveram a oportunidade de falar de sua rotina de forma leve e real. Além disso, não estamos falando apenas de profissões, mas de pessoas, e essas pessoas nem sempre são valorizadas como merecem".
O primeiro episódio já está disponível no canal do YouTube da PETRONAS e mostra de perto o cotidiano dos reparadores. Até dezembro, um novo capítulo será lançado a cada mês, abordando temas variados: um episódio discute os desafios mais comuns das oficinas, outro conta com a participação especial do consultor automotivo César Urnhani, e o último conecta os mecânicos ao ambiente de produção e ao universo das pistas de corrida.