Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão passar a utilizar câmeras corporais, segundo consta uma portaria publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Atualmente, o equipamento está em fase de testes. A expectativa é que a medida seja implementada para toda a corporação ainda em 2025.
A medida prevê que os policiais utilizem as câmeras em diversas ocasiões, como em abordagens nas estradas, ocorrências, operações, cumprimento de mandados, escoltas de presos, acidentes de trânsito e em situações de resistência à autuação.
O equipamento utilizado pela PRF permite com que as imagens captadas fiquem salvas por um ano ou mais. Além disso, há espaço para filmagem para oito horas seguidas e um sistema "anti-manipulação".
O Ministério da Justiça espera que a medida reduza em até 61% nas reclamações da população quanto ao uso da força dos agentes.
A pasta também prevê um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões. Ao todo, cerca de 13.mil câmeras e 2 mil kits veiculares serão distribuídos por policiais de diferentes regiões do Brasil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!