A escassez de pontos de recarga é hoje o maior obstáculo para a expansão dos veículos eletrificados no Brasil. É o que mostra levantamento da Webmotors, realizado em abril de 2025 com mais de 1,3 mil usuários da plataforma, e margem de erro de 4%.
De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados apontaram a falta de infraestrutura de recarga como a principal barreira para adquirir um híbrido ou elétrico. Em seguida aparecem a percepção de dificuldade na revenda (49%) e a falta de segurança na tecnologia (44%). Também foram citados a vida útil da bateria (42%), preço elevado (39%), baixa autonomia (35%), custo de manutenção (29%), baixa variedade de modelos (9%) e outros fatores (19%).
O estudo revela uma mudança de percepção em relação à edição anterior, feita em novembro de 2024. Na ocasião, a falta de segurança na tecnologia era o fator mais mencionado, por 65% dos respondentes. Agora, essa preocupação caiu 21 pontos percentuais e passou para a terceira posição.
“O mercado de híbridos e elétricos tem um enorme potencial no Brasil. Cada vez mais vemos a aceitação dos brasileiros por essa tecnologia. Se antes a maioria recusava por não sentir segurança, hoje, com o investimento das montadoras em informação, houve uma mudança nesse pensamento, e a maior preocupação agora está ligada a questões práticas de infraestrutura”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
O levantamento reforça que, embora o interesse do consumidor esteja em crescimento, a expansão do mercado de eletrificados no país depende diretamente da evolução da rede de carregadores públicos e privados.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!