A China está se tornando um mercado cada vez mais importante para as vendas da Toyota. Com duas subsidiárias por lá, a marca apresentou o inédito sedã elétrico bZ7 nesta semana e o principal destaque é que ele conta com motor feito pela Huawei e multimídia produzida pela Xiaomi.
O novo bZ7 chega para expandir a linha de carros elétricos “beyond zero”, que já possui quatro modelos, dos quais três são exclusivos da China. A novidade é maior que o sedã Camry e mede 5,13 metros de comprimento, 1,95 de largura, 1,50 m de altura e oferece 3 metros de distância entre-eixos.
O visual traz as linhas mais ousadas adotadas pela Toyota nos últimos lançamentos. Vale destacar também o caimento de teto elegante, digno de um cupê, e a pequena seção traseira, inspirado no Toyota Crown, outro modelo luxuoso da fabricante japonesa.
Fabricado pela GAC-Toyota, o modelo conta com motor elétrico de 278 cv de potência e é fornecido pela Huawei e tem força para levar o sedã de 2,2 toneladas até os 180 km/h. O tamanho das baterias e o alcance não foi divulgado.
O interior é extremamente luxuoso e usa da linguagem minimalista, como muitos lançamentos do mercado asiático e aposta em revestimento branco. As dimensões da tela de multimídia e painel de instrumentos não foram divulgadas, mas segundo a mídia chinesa, o sistema operacional será fornecido pela Xiaomi, o que garantirá ao modelo conexão com todo o ecossistema de dispositivos pessoais, domésticos e também com o automóvel.
Será possível, por exemplo, controlar o ar-condicionado da própria casa diretamente do carro, mesmo estando a muitos quilômetros de distância do local.
O modelo não teve data para ser lançado, mas como o instituto de tecnologia chinês vazou as primeiras imagens do sedã durante o processo de homologação, a GAC-Toyota já apresentou as imagens oficiais do modelo.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!