O estado de São Paulo sofre com sua pior crise hídrica em dez anos, segundo dados divulgados pela Sabesp, nesta semana. Em meio a este cenário, a orientação para os paulistas é reduzir o consumo de água nas tarefas cotidianas, como na lavagem de veículos.
Ao Portal Vrum, a KoalaCar, rede de microfranquias especializada na limpeza de carros a seco, decidiu dar cinco dicas. "Lavar o carro com mangueira é um hábito que não cabe mais em cidades que enfrentam risco de desabastecimento", diz Marco, CEO e fundador da empresa.
Segundo a empresa, uma lavagem convencional pode gastar mais de 300 litros de água. Abaixo, confira como fazer a limpeza do seu carro a seco.
Veja as dicas:
- Sem água: produtos biodegradáveis e zero consumo de água oferecem uma alternativa eficiente em tempos de escassez hídrica. Além disso, a limpeza a seco forma uma película protetora sobre a pintura, ajudando a repelir poeira e reduzir a necessidade de limpezas frequentes.
- Escolha o produto correto: use apenas produtos específicos para limpeza a seco automotiva. Eles contêm agentes encapsuladores que envolvem a sujeira e evitam riscos na pintura
- Divida o carro em partes: trabalhe em áreas pequenas, como primeiro o capô, depois portas, teto, etc. Assim, o produto não seca antes de ser removido, garantindo melhor acabamento.
- Use panos de microfibra: prefira microfibras limpas e macias. Elas ajudam a reter a sujeira sem arranhar a superfície. Separe panos diferentes para pintura, vidros e interior.
- Aplicação correta: borrife o produto a cerca de 20 cm da superfície. Aguarde alguns segundos para que ele envolva a sujeira e, em seguida, passe o pano com movimentos retos e evite movimentos circulares para não riscar.
Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!