A Leapmotor está realizando sua expansão global e tem na Europa seu grande mercado alvo. Foi justamente em um dos salões mais importantes do Velho Continente, o de Munique, que a empresa mostrou pela primeira vez o B05, seu mais novo modelo elétrico.
Considerado pela imprensa europeia como rival do Volkswagen ID.3, o modelo será lançado oficialmente no ano que vem e poderá chegar ao Brasil, onde será maior que um dos queridinhos do mercado, o BYD Dolphin.
Medindo 4,43 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,52 m de altura e com entre-eixos de 2,73 m de entre-eixos, uma das apostas do B05 é justamente o espaço interno. A novidade chega usando a mesma plataforma do SUV B10, que será vendido no Brasil, mas não teve data de lançamento divulgada até o momento.
As especificações técnicas não foram oficializadas, mas a expectativa é que ofereça o mesmo conjunto do B10, que pode ser encontrado com 179 cv e 17,8 kgfm de torque ou 220 cv e 24,4 kgfm de torque. Nessa mesma lógica, é de se esperar baterias de 56 kWh ou 67 kWh de capacidade, que no B10 oferecem alcance para 510 km e 600 km de alcance, respectivamente.
Visualmente, o B05 traz a mesma identidade dos modelos maiores da marca e se destaca pela cor amarela de apresentação e também pelas rodas de 19 polegadas. No modelo chinês, batizado de Lafa 5, a marca apresentou a versão “Ultra” com aerofólio traseiro e para-choque traseiro redesenhado, bem como sensores do tipo LiDar.
Ainda utilizando o B10 como base, a expectativa é que o B05 conte com painel de instrumentos de 14,6 polegadas, a mesma dimensão do SUV. Entretanto, detalhes devem ser revelados somente quando as vendas se aproximarem.
A fabricante chinesa não confirmou os preços do Leapmotor B05, mas afirmou que será mais acessível que o crossover B10, que parte de 29.900 euros na Europa, o equivalente a cerca de R$ 190,6 mil.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!