A Nissan apresentou, no início desta semana, uma inovação que estará presente na produção de seu novo motor 1.5 turbo. Trata-se da implementação de assentos de válvula fabricados com a tecnologia de pulverização a frio.
Segundo a Nissan, a tecnologia opera abaixo dos pontos de fusão dos materiais envolvidos, permitindo a ligação de metais diferentes sem fusão. Esse processo evita a formação excessiva de compostos intermetálicos e porosidade, comuns em métodos tradicionais de soldagem por fusão.
De maneira geral, os revestimentos de pulverização a frio apresentam adesão, durabilidade e confiabilidade superiores aos convencionais. Essas características, claro, são cruciais para assentos de válvulas de motores.
"Esta aplicação representa uma inovação mundial em motores automotivos e aproveita a vasta experiência da Nissan em design de motores, engenharia de materiais e fabricação", diz a montadora japonesa, em comunicado.
Estreia
O novo motor turbo de 1,5 litro traz também o conceito STARC2, patenteado pela Nissan, que eleva a eficiência térmica a 42% ao estabilizar a combustão dentro do cilindro.
A tecnologia já está sendo implementada no novo Nissan Qashqai, SUV compacto que está sendo fabricado desde julho na unidade de Sunderland, no Reino Unido.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas