Quando o assunto são carros híbridos a Toyota é uma das fabricantes que mais se destacam no mercado. Pioneira na tecnologia, a marca japonesa caminha para encerrar 2025 com quase metade de suas vendas sendo de veículos híbridos e elétricos.
Presente em quase todos os mercados globais, a Toyota acumula vendas de mais de 6 milhões de carros, considerando janeiro a julho de 2025. Desse volume, quase metade (2,9 milhões) foram de veículos com algum tipo de eletrificação. O mês de julho foi o melhor da história da marca em relação aos veículos 100% elétricos, com a marca alcançando pouco mais de 17 mil carros elétricos vendidos.
Apesar de ser um número relativamente baixo em relação às vendas totais da marca, a Toyota sempre adotou uma abordagem de vários tipos de propulsão e só começou a produzir carros 100% elétricos no início de 2022, com o bZ4x.
Para efeito de comparação, as vendas totais da Toyota em 2024 (também contando Lexus e Daihatsu) foram de 10,8 milhões.
No mercado brasileiro a Toyota é a quinta fabricante que mais vende automóveis, mas considerando também os comerciais leves, a fabricante japonesa sobe para a quarta posição. Entre janeiro e julho, somente a Toyota teve 106.299 vendas, cerca de 7,8% do mercado.
Entre os híbridos, o domínio da marca japonesa está caindo. Marcas como BYD e GWM e até mesmo a Fiat com os híbridos-leve, já superam os eletrificados da Toyota. No acumulado de 2025, a Toyota é a quarta fabricante que mais vende carros híbridos, com 9.680 unidades, cerca de 9,6% desse segmento.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!