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Tera x Pulse x Basalt: Qual SUV compacto aspirado entrega mais?

SUVs aspirados são raridades no segmento e suas vendas são restritas para versões de entrada

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Volkswagen Tera MPI
Volkswagen Tera MPI Foto: Divulgação/Volkswagen

O recém-lançado Volkswagen Tera chegou ao mercado trazendo o motor 1.0 aspirado de três cilindros como uma grande surpresa e artimanha para ser posicionado abaixo dos R$ 100 mil em promoção. Além da novidade, somente Citroën Basalt com seu motor 1.0 e Fiat Pulse de motor 1.3 são as opções aspiradas entre os SUVs. Confira o que eles oferecem:


1 - Citroën Basalt - R$ 93.990 em preço promocional

Citroën Basalt Feel vermelho
Basalt é o lançamento mais recente da Citroën Foto: Divulgação: Stellantis / Pedro Bicudo

O modelo mais acessível da lista é o Citroën Basalt. Embora seu preço de tabela seja de R$ 101.490, o próprio configurador da marca francesa oferece o modelo por 93 mil. Por esse valor, o cliente leva para casa um carro de 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, porém, o destaque são os 490 litros de capacidade no porta-malas.

O motor 1.0 Firefly tem três cilindros e entrega 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque no etanol ou 71/10 kgfm na gasolina. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.

Citroën Basalt
Porta-malas é o principal destaque do Citroën Basalt Foto: Divulgação/Citroën


Entre os itens de série desta versão estão: 4 airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, multimídia de 10” com conexão sem fio e câmera de ré, painel de instrumentos digital de 7”, rodas de liga leve de 16” e direção com assistência elétrica.

2 - Fiat Pulse Drive 1.3 - R$ 98.990

Fiat Pulse Drive 2026
Fiat Pulse Drive 2026 Foto: Divulgação

O próximo modelo da lista é Fiat Pulse, justamente o mais potente dos três modelos. Abaixo dos 100 mil reais, o modelo mede 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura, 2,53 m de entre-eixos e possui 370 litros de capacidade no porta-malas.

O motor 1.3 Firefly é o único quatro cilindros e entrega 107 cv e 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. Na gasolina, os números caem para 98 cv e 13,2 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas, mas há a opção automática, que é mais cara.

Entre os itens de série estão: Faróis e lanternas em LED, 4 airbags, ar-condicionado automático, multimídia de 8,4” com conexão sem fio com smartphone e assistente de partida em rampa. 

Rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré fazem parte do pacote opcional “Pack Plus”, que custa R$ 2.990.

3 - Volkswagen Tera 1.0 MPI - R$ 103.990

Volkswagen Tera MPI Manual
Volkswagen Tera MPI Foto: Luiz Forelli/VRUM

A novidade da Volks é a mais nova e também mais cara do trio. Compartilhando plataforma com o Polo, os motores do Tera também são os mesmos do hatchback. Em termos de dimensões, são 4,14 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura, 2,56 m de entre-eixos e 350 litros de capacidade de porta-malas.

Sob o capô está o já conhecido 1.0 de três cilindros da Volkswagen. Conhecido como MPI, o motor entrega 84 cv e 10,3 kgfm de torque no etanol ou 77 cv e 9,4 kgfm com gasolina.

Entre os itens de série estão seis airbags, multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado, direção elétrica, assistente de partida em rampa, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 8”, sensor de estacionamento traseiro.

Veredito

Enquanto o Basalt se destaca pelo porta-malas e pelo desenho diferenciado da carroceria, o Pulse é o mais potente do trio e o único aspirado a contar com transmissão automática. O Tera, por sua vez, se destaca pela segurança com mais airbags e frenagem autônoma de emergência.

Quem valoriza, ou precisa de mais espaço, terá no Basalt a opção mais indicada, enquanto quem dá prioridade para potência bruta, terá no Pulse a melhor alternativa. Quem prefere pensar em segurança embarcada tem no Tera a melhor das três opções, mas precisa pagar mais caro.