Quebrar recordes não é algo inédito para a Porsche. A tradicional fabricante de automóveis está acostumada a desenvolver carros para bater recordes em pistas ao redor do mundo, porém, agora bate recordes na água.
O “novo modelo” da marca é na verdade uma parceria entre a Porsche e a Frauscher, empresa austríaca especializada na construção de barcos. O Frauscher x Porsche 850 Fantom Air é produzido utilizando o conjunto mecânico do Macan Turbo elétrico.
No SUV, os motores elétricos entregam até 639 cv de potência com overboost de controle de largada acionado, mas no caso do barco, são apenas 544 cv de potência máxima. A velocidade máxima da embarcação é de 49 knots, ou 90 km/h, quando o modo Sport Plus é acionado.
No último Monaco Energy Boat Challenge, a embarcação alcançou o recorde de velocidade do evento ao atingir média de 50 knots (92,6) km/h em dois trechos de 1 km.
O alcance é limitado em apenas 100 km em velocidades reduzidas, enquanto o Macan consegue percorrer quase 600 km no ciclo de medição europeu WLTP.
No interior, o barco se destaca pelos bancos com o logotipo da Porsche e pelo timão, que possui o formato exato de um volante dos carros esportivos da marca de Stuttgart. Uma unidade pode custar 571 mil euros, o equivalente a 3,6 milhões de reais. Esse valor é suficiente para comprar quatro unidades do SUV elétrico na Europa.
No Brasil, o Macan elétrico é vendido em quatro versões, com preços variando entre 560 mil reais e 770 mil reais, no caso da variante Turbo, a mais potente do modelo e que alcança os 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!