x
UAI
Bizarro

Dodge faz recall de carro elétrico por ser silencioso demais

Por motivos de segurança, fabricante precisará tornar seus carros elétricos mais barulhentos

Publicidade
Dodge Charger EV é controverso por trazer motor exclusivamente elétrico
Dodge Charger EV é controverso por trazer motor exclusivamente elétrico Foto: Divulgação/Dodge

Se você já esteve perto de um carro elétrico, sabe que eles não fazem barulho ao se mover, porém, produzem algum tipo de ruído, especialmente em baixíssimas velocidades para alertar pedestres e animais nas pistas. É justamente por conta desse ruído que a Dodge está fazendo um recall do Charger elétrico.

Apesar de equipado com o sistema de escape “Fratzônico”, que emite um ruído falso de motor V8, por uma caixa de som externa, entretanto, as 8.390 unidades comercializadas do Charger EV precisarão contar com uma atualização de software.

As autoridades dos Estados Unidos declararam que o Charger EV não cumpre o padrão nacional de segurança veicular na questão do nível e características de som para carros elétricos e híbridos.

Segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego (NHTSA), os amplificadores que emitem o som externo do Charger possuem um software que não consegue emitir o som de nos padrões regulatórios e nem realizam a mudança de volume relativa. 

Ouça o ronco artificial do Charger EV:

Modelo terá motor a gasolina

Apesar de ter nascido totalmente elétrico, o novo Charger será equipado com motor a gasolina no futuro. Com o retorno do tradicional motor V8 para a linha Ram 1500, muitos entusiastas acreditam que a marca pode equipar o modelo com o tradicional motor HEMI, porém, a marca confirmou apenas o motor V6 3.0 de 557 cv para os próximos anos.